Distribuição Homepage Newsletter

Cada pessoa desperdiça quase 300 quilos de comida por ano

Por a 7 de Abril de 2014 as 11:05

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) referiu que, em média, cada habitante desperdiça quase 300 quilos de alimentos por ano, enquanto mais de 800 milhões de pessoas passam fome.

Durante uma conferência regional da FAO para a Europa e a Ásia Central, centrada no desperdício de alimentos, o director-geral da organização, o brasileiro José Graziano da Silva, destacou que se perdem por ano cerca de 1.300 milhões de toneladas de alimentos.

“Se os desperdícios e perdas pudessem reduzir-se simplesmente a metade, o aumento de alimentos necessários para alimentar a população mundial em 2050 seria de apenas 25%, em vez dos 60% estimados actualmente”, sublinhou o ex-ministro brasileiro da Segurança Alimentar, em declarações à agência Efe.

Graziano da Silva precisou que a perda de alimentos se verifica sobretudo “nas explorações, durante o processamento, transporte e armazenamento” e ainda por “falta de regulação”, o que compromete a segurança alimentar.

A crise financeira e económica, que afectou duramente muitos estados europeus, reduziu o desperdício de alimentos, mas ainda é insuficiente.

“O custo anual dos desperdícios e perdas de alimentos, expresso no preço ao produtor, é de cerca de 750.000 milhões de dólares. Se considerássemos os preços ao pormenor e os custos ambientais, este número seria muito maior”.

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *