Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Sonae é a grande vencedora dos Prémios de Inovação no Retalho

Por a 26 de Março de 2014 as 11:51

Os vencedores da primeira edição do Prémio Excelência – Inovação no Retalho, uma iniciativa da APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição já são conhecidos.

O júri, presidido por Marcelo Rebelo de Sousa, premiou a Sport Zone, a Sonae MC e o Pingo Doce, atribuindo ainda sete menções honrosas dada a qualidade das candidaturas.

“O sector do retalho, ao mesmo tempo que enfrentava as dificuldades resultantes da crise do consumo, estava já a pensar e a conceber estratégias e produtos a médio e longo prazo. A olhar para o presente e já a pensar no futuro e aquilo que foi premiado hoje tem que ver com isso mesmo. Visão de futuro. E isso faz deste sector, um sector de excelência ”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

A Sport Zone, marca da Sonae, com o projecto Berg Outdoor, venceu na categoria Inovação de Produto e de Marca; a Sonae MC, com o Hiper do Futuro, na de Inovação no Serviço ao Cliente; e o Pingo Doce, com a Cozinha Central de Odivelas, na de Inovação e Sustentabilidade.

Na categoria de Inovação de Produto e de Marca o júri atribuiu ainda três menções honrosas: a Ana Sousa com “A marca Ana Sousa”, ao Jumbo | Auchan Portugal Hipermercados com o projecto QILIVE – marca Auchan de produtos de tecnologia e ao Pingo Doce, com o Melão Verde seleccionado Pingo Doce.

Na categoria Inovação no Serviço ao Cliente, o vencedor foi a Sonae MC, com o projecto Hiper do Futuro, que resulta da remodelação profunda da loja Continente de Cascais com a criação de uma loja contemporânea através de um ambiente mais atraente e funcional, diferenciando a experiência de compra.

Foram ainda atribuídas duas menções honrosas nesta categoria ao El Corte Inglés, com a Programação Regular de Temporada do Âmbito Cultural, e ao Aki Portugal, com o Projecto Mobile AKI.

Na categoria Inovação e Sustentabilidade, o vencedor foi o Pingo Doce com a Cozinha Central de Odivelas. Este projecto foi desenvolvido para criar soluções alimentares convenientes, com sabores e aromas tradicionais, recorrendo a matérias-primas oriundas da produção agrícola com dificuldade de escoamento, numa aposta em técnicas e processos que garantem eficiência e baixos consumos.

Para assinalar o empenho das empresas nesta área, o júri atribuiu duas menções honrosas: a Dia Portugal, com o sistema iLEAK, e à Worten com o Equipa Worten Equipa.

Além do presidente Marcelo Rebelo de Sousa, o júri foi composto por Ana Isabel Trigo Morais, directora-geral da APED; António Costa, director do Diário Económico; Carlos Coelho, fundador e presidente da Ivity Brand Corp; Carlos Liz, fundador e Partner Ipsos Apeme e João de Castro Guimarães, director executivo da GS1 Portugal.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *