Distribuição Homepage Newsletter

Novo projecto sobre saldos vai prejudicar pequeno comércio, diz CCP

Por a 26 de Março de 2014 as 17:46

O presidente da Confederação de Comércio e Serviços, João Vieira Lopes, considerou hoje que o projecto de lei que prevê que os comerciantes possam escolher os períodos em que fazem saldos pode levar ao encerramento de pequenos estabelecimentos.

O novo Regime Jurídico de acesso e exercício de Actividades de Comércio, Serviços e Restauração (RJACSR), que o Governo entregou terça-feira no parlamento, prevê que as vendas em saldos possam ser feitas “em quaisquer períodos do ano”, desde que não ultrapassem quatro meses, no conjunto.

Em declarações hoje à agência Lusa, o presidente da Confederação de Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes, disse que o projecto tem, globalmente, aspectos positivos no que diz respeito à desburocratização, como a diminuição de um conjunto de taxas municipais e procedimentos necessário para abrir e fechar estabelecimentos.

“No entanto, preocupa-nos é os saldos. Apesar de manter o mesmo tempo de saldos, estes podem ser feitos em qualquer altura do ano, criando alguns problemas de mercado”. João Vieira Lopes salientou que os saldos são uma época do ano em que é possível fazer legalmente venda com prejuízo.

“Com o novo projecto de lei passa a ser permitido ser feito [esse período de saldos] no pico da época em que se vendem determinados produtos, o que significa que os operadores com maior capacidade financeira podem fazer saldos nessa altura, obrigando todo o mercado a alinhar preços e, na prática, acabam por retirar a margem que permite viver a muitos pequenos e médios comerciantes”, sublinhou.

De acordo com o responsável, os dois actuais períodos de saldos fixados por lei (de 28 de Dezembro a 28 de Fevereiro e de 15 de Julho a 15 de Setembro) “garantem algum equilíbrio de mercado”.

O novo diploma tem quatro objectivos: simplificar procedimentos, consolidar a legislação dispersa, reforçar os mecanismos de controlo e desburocratizar.

No âmbito da simplificação de procedimentos, o Governo prevê que actividades ligadas ao comércio das tintas, vernizes e produtos similares, salões de cabeleireiros e institutos de beleza dispensem uma comunicação prévia para iniciar a sua actividade.

O documento vai permitir também eliminar a obrigação de comunicação do horário de funcionamento.

Com Lusa

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *