FMCG Homepage Newsletter Vinhos

Exportações para China duplicam em quatro anos

Por a 14 de Março de 2014 as 11:23

As exportações de vinhos portugueses para a China continental duplicaram nos últimos quatro anos, projectando aquele país como “um mercado estratégico” de Portugal, disse, esta sexta-feira, um responsável do sector, à agência Lusa, em Pequim.

“Há dez anos não exportávamos nada para aqui. No ano passado, vendemos 12 milhões de euros”, realçou o presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro, no final de uma acção de promoção na capital chinesa, que atraiu mais de 200 profissionais.

Juntando as novas Regiões Administrativas Especiais de Macau e Hong Kong, as exportações de vinhos para toda a República Popular da China somaram cerca de 19,5 milhões de euros, indicou o responsável.

Pelas contas da ViniPortugal, a associação interprofissional do sector vitivinícola português, a China é já “o quinto maior mercado dos vinhos nacionais fora do espaço europeu”, a seguir a Angola, Estados Unidos da América, Canadá e Brasil.

“Portugal não produz apenas grandes jogadores de futebol como Cristiano Ronaldo e Figo: também produz bons vinhos”, disse Jorge Monteiro aos profissionais chineses que acorreram à prova da ViniPortugal realizada num conhecido hotel do centro de Pequim e regada com dezenas de marcas de 16 produtores.

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *