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Jerónimo Martins espera que marca própria na Colômbia tenha peso acima de 50%

Por a 13 de Março de 2014 as 17:40

O presidente do conselho de administração da Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, disse à Lusa esperar que as vendas da marca própria na Colômbia tenham um peso “um pouco acima dos 50%”.

Um ano depois da inauguração da primeira loja Ara na Colômbia, Pedro Soares dos Santos faz um balanço positivo da actividade e prevê que 2014 “seja um ano de consolidação de algumas aprendizagens, de reforço da cadeia e de conquista de uma nova dinâmica na relação com os consumidores”.

Actualmente, a Jerónimo Martins conta com 37 lojas Ara no mercado colombiano e espera “abrir, pelo menos, mais 50 lojas este ano”.

Questionado sobre o peso das marcas próprias na Colômbia, Pedro Soares dos Santos disse que a tendência natural é de “se tornarem pilares estratégicos” da empresa. “Nesse sentido, não esperamos que na Colômbia seja diferente e vemos com naturalidade que a marca própria neste país venha a ter, a curto/médio prazo, um peso nas vendas da Ara semelhante ao que registamos na Biedronka, ou seja, um pouco acima dos 50%”, acrescentou o gestor.

“A qualidade que encontrámos na indústria agro-alimentar colombiana e as parcerias que temos vindo a desenvolver com a produção nacional da Colômbia reforçam esta confiança e incentivam-nos a promover o nosso programa de marca própria”, disse.

Em relação ao investimento que tem previsto para a Ara este ano, Pedro Soares dos Santos escusou-se detalhar dados, referindo que entre 2014 e 2016, dos 2,2 mil milhões de euros que a empresa vai investir, entre 15% a 20% serão canalizados para a Ara e para a Hebe (negócio de saúde e beleza na Polónia).

Sobre o primeiro ano de actividade da Ara, Pedro Soares dos Santos afirmou que foi “um ano muito intenso e estimulante, de grande aprendizagem” no mercado colombiano.

“Considero que foi um ano conseguido, na medida em que fizemos tudo aquilo a que nos propusemos e fizemo-lo com um forte sentido de equipa e com uma enorme vontade de vencer. Sinto-me cada vez mais colombiano”, sublinhou.

Segundo Pedro Soares dos Santos, a Ara foi “muito bem acolhida pelos consumidores” colombianos.

“Vamos continuar a trabalhar intensamente, nomeadamente na expansão e no desenvolvimento da oferta, com a consciência de que estamos a correr uma maratona”, afirmou o presidente da Jerónimo Martins, sublinhando que o grupo está na Colômbia para ficar.

Em relação ao retorno do investimento feito naquele mercado, o gestor explicou que para fazer “algo relevante” na Colômbia “é preciso investir muito e bem”.

“O retorno virá, temos naturalmente as nossas expectativas, mas ainda é cedo para falar nisso. O tempo agora é de investir, construir, fazer por merecer o retorno que chegará mais à frente”, concluiu.

Com Lusa

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