QR Code. Sabia que…
A Netsonda levou a cabo um estudo de opinião sobre a utilização de QR Codes junto dos portugueses. Conheça as principais conclusões
![Rita Gonçalves](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Rita Gonçalves
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
Portugal Duty Free e Licor Beirão celebram portugalidade com edição exclusiva
A Netsonda levou a cabo um estudo de opinião sobre o conhecimento e a utilização de QR Codes pelos consumidores portugueses. Conheça as principais conclusões.
– 94% dos portugueses refere já ter visto um QR Code. Desses, quase 70% declara saber o que é um QR Code, enquanto 25% da amostra total já viu um QR Code mas refere não saber do que se trata.
– Quando questionados de forma espontânea sobre o que pensam ser um QR Code, 32% dos portugueses refere tratar-se de um código de reconhecimento digital lido por telemóvel, 32% refere que é um código que dá acesso a um site de uma marca ou de um produto e cerca de 23% refere que é um código de barras/identificação de um produto.
– 30% dos entrevistados refere que o código deverá conduzir os consumidores a informação sobre o produto, as suas características e preço. 18% refere que espera encontrar nos QR Codes acções de promoção/publicidade.
– Mais de metade (55%) dos inquiridos que indicaram conhecer QR Codes refere que nunca os utilizaram.
– Dos inquiridos que referem conhecer QR Codes, 9% indica que usou uma vez apenas, e 37% mais do que uma vez.
– Dos inquiridos que referem já ter utilizado QR Codes, 66% indica que o que mais gosta de encontrar nesses códigos é “detalhes sobre o produto”, seguido de “promoções” (47%) e “link para o site da marca” (40%).
– Os inquiridos que indicam conhecer QR Codes apesar de nunca os terem utilizado, referem como principais razões da sua não utilização os factos de “não ter smartphone” (49%) e de “não saber como usar” (18%).
– 80% do total de inquiridos “concorda” ou “concorda totalmente” que uma marca que utiliza este tipo de códigos é uma marca “inovadora”, 57% “concorda” “ou concorda totalmente” que é uma marca que se “preocupa com o consumidor”, e 50% “concorda” ou “concorda totalmente” que estes códigos atribuem credibilidade a uma marca
Ficha Técnica
A recolha de informação decorreu entre 23 e 29 de Janeiro de 2014, tendo sido realizada online através do Painel Netsonda, constituído por mais de 145 mil participantes, registados voluntariamente desde o ano 2000, através de campanhas de recrutamento diversificadas. Margem de Erro de +/-5,48%, para um Intervalo de Confiança de 95%.