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Calçado português investe €20 milhões em promoção internacional

Por a 28 de Fevereiro de 2014 as 10:43

O sector português do calçado vai investir 20 milhões de euros, em 2014 e 2015, em acções de promoção internacional cujo objectivo é fazer desta indústria “a mais sofisticada a nível mundial”, disse à Lusa o director executivo da Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, João Maia.

“Um total de 90% deste investimento será canalizado para a participação em feiras internacionais”. Entre as novas acções promocionais previstas pela associação está também o apoio no desenvolvimento dos planos de comunicação empresarial de 50 empresas portuguesas de calçado, para que possam “assumir um maior protagonismo e ter uma imagem diferenciada”. No próximo mês, Portugal “vai estar em 20 feiras [de calçado] em todo o mundo”.

O objectivo é duplicar, até 2025, os 1.200 milhões de euros de exportações registados em 2010.

A emissão ‘online’ é mais um projecto da associação, da Portugueses Shoes TV, que pretende assumir-se como uma “plataforma onde se podem encontrar todos os conteúdos audiovisuais do sector”, além de alguma produção própria, como um programa mensal de informação com uma duração de 25 minutos.

De acordo com o director de comunicação da associação, também previsto está o envio mensal de uma ‘newsletter’ electrónica “para uma base de dados de mais de 20 mil compradores de mais de 100 países”.

Depois de, no Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) 2007-2013, o sector do calçado ter beneficiado de um investimento de 55 milhões de euros em internacionalização – que se traduziu, segundo a APICCAPS, em 12 mil milhões de euros de exportações – a associação diz aguardar agora com “algum optimismo” o próximo quadro de apoio comunitário Portugal 2020.

Em 2013, as exportações da indústria portuguesa de calçado cresceram 8%, passando a barreira dos 1,7 mil milhões de euros e confirmando as previsões que apontavam para um ano recorde no sector.

Com um total de 1.696 empresas e 41.295 postos de trabalho, a indústria portuguesa de calçado exporta actualmente cada par de sapatos a 23,45 euros, o segundo preço médio mais alto do mundo, apenas superado pela Itália, vendendo 95% da produção para o exterior.

Com as exportações a crescerem a um ritmo superior ao das importações, o contributo da fileira para a balança comercial em 2013 foi de 1,3 mil milhões de euros, o que faz do calçado o sector com o maior saldo comercial positivo da economia portuguesa.

Com Lusa

 

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