Linde lança ‘stackers’ de dupla palete
A Linde vai lançar novos equipamentos para aplicações logísticas “ligeiras”, que se podem utilizar, por exemplo, em supermercados

Rita Gonçalves
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
A Linde vai lançar novos equipamentos para aplicações logísticas “ligeiras”, que se podem utilizar, por exemplo, em supermercados.
Com capacidades para 600 e 800kg na elevação principal, e 1600 e 1800kg na elevação inicial, os novos stackers compactos de dupla palete (D06 e D08) oferecem uma “estrutura robusta e um elevado rendimento, além de garantirem segurança, conforto e facilidade de manutenção”, explica um comunicado da Linde.
Os operadores que trabalham no sector de comércio alimentar cumprem diariamente várias tarefas: movimentar mercadorias em paletes nos armazéns, nos espaços comerciais, em rampas ou em plataformas de camiões. Estas tarefas exigem, um trabalho ágil e rápido, mas onde a segurança é a prioridade máxima, sobretudo em situações de movimento intenso.
Por isso, os novos stackers dispõem de numerosas funcionalidades, que protegem o operador dos potenciais perigos. Graças ao seu design, o timão comprido com um ponto de fixação baixo em relação ao chassis, proporciona uma grande distância de segurança entre o operador e o veículo. A função ‘ProportionalSpeed’ regula a velocidade de translação proporcionalmente à posição do timão, ou seja, quanto mais pequeno é o ângulo de inclinação do timão, menor será a velocidade de translação. Quando o timão se encontra em posição vertical, a função ‘SafetyLift’ impede a elevação ou a descida acidental porque estas operações só podem ser activadas quando o botão de marcha lenta é premido. O chassis de aço perfilado para baixo e as rodas estabilizadoras, que permanecem dentro da estrutura do veículo, protegem os pés do operador.
Por outro lado, os quatro sistemas de travões diferentes ajudam a evitar colisões. O veículo trava automaticamente, quando o operador solta os interruptores de translação ou inverte o sentido de marcha. Também não se produz nenhum recuo no arranque em plano inclinado. Para evitar paragens repentinas, o processo de travagem abranda automaticamente pouco antes do veículo parar. O sistema de travagem de estacionamento electromagnético é activado quando o timão é colocado na posição final superior ou inferior e a resistência de final de percurso evita uma travagem acidental. Também o botão anti-esmagamento, situado no topo do timão, impede danos entre o operador e algum objecto traseiro. O botão de paragem de emergência é acessível de todos os ângulos e pára o stacker de forma rápida, mas controlada, numa situação de emergência.
Para satisfazer as múltiplas necessidades, a Linde equipou os novos stackers de dupla palete com um motor trifásico de 1,2kW sem manutenção e com efeito booster, que aumenta automaticamente o binário do motor, quando a máquina tem que ultrapassar um obstáculo na estrada, empurrar paletes ou arrancar num plano inclinado.