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RFID: ferramenta completa para a indústria têxtil, por Mariano Tudela (Checkpoint)

Por a 13 de Fevereiro de 2014 as 12:40

Por Mariano Tudela, Director-Geral da Checkpoint para o Sul da Europa e França

Ao longo das últimas décadas a evolução das soluções RFID tem, paulatinamente, acompanhado as necessidades dos retalhistas, permitindo construir soluções de prevenção de perda desconhecida cada vez mais completas e complexas.

De um modo geral, o objectivo principal destas soluções é proporcionar uma melhor e mais satisfatória experiência de compra aos clientes. Na actualidade, essa experiência de compra terá que ser uma que permita não só o contacto directo com os produtos que se pretendem adquirir, mas também que termine numa aquisição efectiva do produto.

Neste sentido, um controlo mais apertado e adequado do inventário é, na sua génese, parte essencial e fundamental de qualquer solução: saber exactamente onde está cada artigo na cadeia de distribuição, até ao consumidor, é uma mais-valia para um aumento de vendas, pois ajuda a melhorar a experiência de compra do cliente que encontra sempre o que necessita. Esta solução combina-se, claro, com a aplicação de etiquetas na origem que possibilitam reduzir custos de recursos humanos ao não ser necessário etiquetar já em loja, ao mesmo tempo que permite localizar a mercadoria em toda a cadeia de distribuição.

Ao conseguir etiquetar todos os seus artigos ainda na produção e, sabendo exactamente onde se encontram na distribuição, o retalhista está a conseguir manter o seu cliente satisfeito. Contudo, as etiquetas RFID são um contributo inestimável na prevenção da perda pois combinando-se com as antenas mais adequadas controlam o furto e conseguem outorgar ao retalhista a localização em loja dos seus artigos, possibilitando uma clara imagem de qual a origem da perda desconhecida: furto ou furto interno, delinear padrões de crime organizado, entre outros, ajudando na prevenção da perda.

De um modo geral, as soluções RFID são um processo que concentram em si as variantes de segurança, etiquetagem e gestão de inventário que as tornam altamente competitivas no mercado, possibilitando aos retalhistas que as instalam aumentar os seus lucros, quer pela redução da perda desconhecida, quer pela poupança de gastos em recursos humanos e físicos dispensáveis, quer pelo aumento na venda com uma experiência de compra adequada a cada consumidor.

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