Análise Data Center Newsletter

FMI revê em alta crescimento da economia mundial

Por a 27 de Janeiro de 2014 as 9:40

A recuperação da economia mundial foi um dos temas em destaque no Fórum Económico de Davos.

“Esta recuperação, que nós estamos a começar a ver, está verdadeiramente dentro de um processo de consolidação”, resumiu a directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, num debate com alguns dos actores económicos mais importantes do mundo.

O governador do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, mostrou-se “prudentemente optimista em relação às perspectivas económicas mundiais”, uma vez que “os Estados Unidos vão provavelmente crescer 3% ou mais este ano e o próximo, que a Europa está a começar a arrancar e que o Japão também está a fazer progressos significativos”.

Na terça-feira, o FMI melhorou ligeiramente a previsão para o crescimento económico mundial para 2014 (de 3,6% para 3,7%), mesmo antes do início dos trabalhos de cerca de 2.500 participantes no Fórum que todos os invernos se realiza na cidade suíça de Davos.

Este ano, a situação da Europa, que está a tentar sair de uma crise de vários anos, determinou o debate.

“A zona euro no seu conjunto não está no centro de todas as preocupações da economia mundial”, congratulou-se o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schauble, considerando que “os países-membros que têm mais sucesso são os que enfrentaram programas de assistência, porque cumpriram a sua missão”.

Um dos riscos sublinhados por Christine Lagarde foi a probabilidade de deflação, ainda que fraca, particularmente na Europa, onde a inflação está “muito abaixo” do objectivo de 2% ou ligeiramente inferior a esse valor.

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, por seu lado, defendeu que a inflação é baixa e que assim vai permanecer, mas que não há risco de deflação precisamente porque o BCE está “pronto a agir assim que for preciso”.

Outra grande interrogação vem dos países emergentes, cujas economias têm vindo a abrandar e a sofrer turbulências sobretudo devido ao fim da política monetária ultra-conservadora da Reserva Federal (Fed) norte-americana, de juros muito baixos.

“Isso é claramente um novo risco no horizonte”, advertiu a presidente do Fundo.

As divisas dos países emergentes viveram na quinta-feira passada a maior desvalorização dos últimos cinco anos, depois de os deputados argentinos terem aprovado uma lei que permite a desvalorização da sua moeda, o peso.

 

Com Lusa

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *