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Soluções de pagamento: passado, presente e futuro, por Nuno Silva (Verifone Portugal)

Por a 21 de Janeiro de 2014 as 11:18

Por Nuno Silva, Sales Manager da Verifone Portugal

Desde o aparecimento do primeiro cartão de crédito moderno, em 1958, que muito se percorreu nas soluções de pagamento em Portugal e no resto do Mundo. Marcos importantes, como a criação da tecnologia RFID/Contactless, em 1983, o nascimento do comércio electrónico, em 1995, os primeiros pagamentos no telemóvel e a emissão do primeiro cartão contactless, ambos em 1997, têm tornado possíveis evoluções importantes a nível de pagamentos de nova geração, como o contactless e o NFC, realidades que estão agora em estágio de lançamento no mercado nacional.

As recentes certificações de terminais de pagamento automático com contactless, integrado em Portugal, vêm acelerar a utilização de cartões contactless no mercado nacional. A emissão dos referidos cartões é uma realidade nos principais bancos portugueses, e do ponto de vista de aceitação, o custo da componente tecnológica dos terminais já se encontra praticamente esbatido.

A adopção da tecnologia contactless é rápida e definitiva, porém o seu período de gestação e desenvolvimento tem um ritmo próprio. O time-to-market depende de variáveis específicas ao seu ecossistema e, fundamentalmente, da expectativa do retorno de investimento.

Hoje em dia, as tecnologias sem contacto, simplificam a vida a milhões de pessoas, seja a nível de pagamentos, comunicações ou acessibilidades. A tecnologia contactless acrescenta celeridade, simplicidade e valor à economia sem descurar, no entanto, a segurança. Hoje em dia, é impensável um mercado de empresas e consumidores sem o recurso a esta tecnologia.

Da adopção à sua utilização generalizada, será apenas um pequeno passo, um pouco como sucede já em outros mercados europeus, como Polónia, Inglaterra e Turquia, pois pagar sem contacto é uma experiência disruptiva e que alterará a forma como encaramos o pagamento.

Por outro lado, o comércio online está a aumentar diariamente: das compras alimentares à roupa, dos bilhetes para espectáculos e livros, a compra está realmente à distância de um clique. O que importará perceber agora é que o acesso tradicional ao PC está a ser substituído por soluções mobile, com os smartphones à cabeça. No entanto, se comprar através de um smartphone é relativamente fácil, quanto ao pagamento não podemos dizer o mesmo.

Hoje em dia, em Portugal, existe um terminal de pagamento automático por cada 36 pessoas, 190 cartões por cada 100 habitantes e 156 telemóveis por cada 100 pessoas, razão pela qual, os responsáveis dos principais bancos, operadoras e agentes, estão de acordo no que respeita a assegurar que o pagamento mobile é uma grande oportunidade de negócio e vai potenciar as vendas no retalho. Para avançar, é preciso fomentar as parcerias entre os vários stakeholders, cada qual contribuindo com o melhor que sabe, oferecendo assim a sua mais-valia e know-how.

No caso da VeriFone, como fabricante, além das soluções tradicionais de terminais de pagamento automático, agora certificadas em Portugal com contactless integrado, irá existir em 2014 uma grande aposta nas soluções de M-POS, através da certificação e disponibilização de soluções de pagamento, integradas com smartphones, como os Android e os iPhone, passando também pelos tablets, com soluções de pagamento integradas com o Ipad.

O mundo está a tornar-se mobile, existem 6 mil milhões de pessoas com telemóvel em todo o Mundo, um bilião destas com smartphones, das quais 89% utilizam-no diariamente. Existem três vezes mais telemóveis do que contas bancárias a nível mundial. Em 2012, foram vendidos em todo o Mundo, aproximadamente 40 milhões de iPad. Todas estas são razões de sobra para percebermos o grande potencial deste mercado.

As soluções de pagamento móvel e os cartões vão coexistir ainda durante algum tempo. As questões de confiança, por parte do consumidor final, vão impulsionar ou desacelerar as novas formas de pagamento, mas a comodidade, simplicidade, fiabilidade e rapidez irão certamente convencer-nos a todos.

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