Análise Data Center Destaque Homepage Newsletter

Portugal captou mil milhões em investimento directo estrangeiro

Por a 8 de Janeiro de 2014 as 9:11

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, revelou que Portugal conseguiu captar, em 2013, mais de mil milhões de euros em investimento directo estrangeiro, resultante de 83 novos contratos de investimento.

“O maior problema de Portugal, não de hoje, não de ontem, mas da última década chama-se investimento e, em 2013, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) fechou 83 contratos de investimento, mais 35 do que em 2012, o que significou um investimento na economia portuguesa superior a mil milhões de euros, mais 200 milhões do que no ano precedente”, afirmou Paulo Portas.

O vice-primeiro-ministro, que falava na sessão de encerramento do Seminário Diplomático, destacou que a captação deste investimento permitiu a Portugal “criar 2.900 novos postos de trabalho e a manutenção de 16 mil postos de trabalho”.

“O caminho para reforçar todas as condições que permitam atrair investimento e, na mesa da decisão, escolher Portugal para investir, é uma das prioridades mais activas, mais necessárias, para o ano de 2014 e seguintes”, enfatizou Paulo Portas, perante os diplomatas.

Paulo Portas destacou igualmente o comportamento das exportações portuguesas.

“Portugal saiu da recessão técnica. Sair da recessão técnica foi a primeira etapa de viragem do ciclo económico que foi vencida. Houve crescimento em dois trimestres consecutivos (segundo e terceiro) acima da média da zona euro. O peso das exportações no Produto Interno Bruto (PIB) passou de 28% para 40% em 2013”, lembrou o governante.

Destacou, a propósito, o papel da agricultura no sector exportador, assinalando que entre 2011 e 2013 foram abertos 51 novos mercados para 114 produtos agro-alimentares, estando em negociação mais 115 produtos para 45 mercados, só no sector agro-alimentar.

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *