Distribuição Homepage Newsletter

Letónia torna-se o 18.º membro da zona euro

Por a 2 de Janeiro de 2014 as 11:31

A zona euro passou a contar com 18 membros, com a adesão formal da Letónia a acontecer seis meses depois de ter recebido o derradeiro aval dos ministros das Finanças da União Europeia (UE).

O processo da adesão da Letónia ao grupo dos países da moeda única começou a 05 de Junho de 2013, com uma proposta formal apresentada pela ‘Comissão Barroso’, baseada no “relatório de convergência” elaborado pelo executivo comunitário, segundo o qual a Letónia “atingiu um alto nível de convergência económica sustentável com a zona euro”.

Seguiu-se o aval dos chefes de Estado e de Governo da UE – que felicitaram o país báltico “pelo grau de convergência que conseguiu, graças a boas políticas económicas, orçamentais e financeiras” – do Parlamento Europeu e dos ministros das Finanças europeus.

A Letónia é o sexto dos “novos” Estados-membros (os 12 países que aderiram à União Europeia entre 2004 e 2007) a adoptar o euro como moeda, depois de Eslovénia (2007), Chipre e Malta (2008), Eslováquia (2009) e Estónia (2011) já se terem juntado a Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal.

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *