Distribuição Homepage Newsletter

Sociedade Ponto Verde bate à porta de 2 milhões de lares

Por a 20 de Dezembro de 2013 as 17:48

A Sociedade Ponto Verde deu início a uma das maiores acções de sensibilização alguma vez realizadas em Portugal para a reciclagem de resíduos de embalagens.

Com a iniciativa Missão Reciclar, a Sociedade Ponto Verde pretende contribuir para o aumento da taxa de reciclagem em Portugal, nomeadamente do fluxo urbano (embalagens domésticas e do pequeno comércio), indo ao encontro das metas propostas no novo Plano Estratégico dos Resíduos Urbanos (PERSU 2020).

A acção é coordenada com os Municípios e os Sistemas Municipais, com o objectivo de continuar a criar condições para que um número cada vez maior de portugueses cumpra a sua missão cívica de separar os seus resíduos de embalagem para que estes sejam encaminhados para reciclagem.

No âmbito desta acção, uma equipa da Sociedade Ponto Verde irá, nos próximos meses, bater à porta de 2 milhões de lares portugueses, em mais de 200 concelhos, com a missão de converter todos os que ainda não reciclam em separadores totais (que separam todos os tipos de embalagens) e clarificando as regras de reciclagem a todos os que reciclam.

“As embalagens usadas nas nossas casas não são lixo. A grande maioria é feita de materiais recicláveis. Quando devidamente separadas e colocadas no ecoponto, as embalagens usadas podem ganhar novas vidas e gerar valor. Por isso, a missão de reciclar deve ser de todos. A reciclagem é um acto cívico, com impacto positivo no ambiente, na qualidade de vida das populações e na economia nacional, razão que nos levou a realizar esta iniciativa”, salienta Luís Veiga Martins, Director-Geral da Sociedade Ponto Verde

De acordo com o estudo “Hábitos e Atitudes face à separação de resíduos domésticos”, 69% dos lares portugueses faz regularmente a separação de embalagens usadas.

Desde a sua criação, em 1996, a Sociedade Ponto Verde já encaminhou para reciclagem mais de seis milhões de toneladas de resíduos de embalagens, o equivalente ao peso de três Pontes Vasco da Gama.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *