Distribuição Homepage Newsletter

Espanha absorve 24% do total das exportações nacionais

Por a 18 de Dezembro de 2013 as 11:31

O investimento bruto de Espanha em Portugal ascendeu a 4400 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, disse o secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, em Madrid. No mesmo período, o investimento português no mercado espanhol foi de mil milhões de euros.

Numa intervenção no encontro ‘Caminho da Internacionalização’, uma iniciativa do jornal Expresso e da CGD, que decorreu num hotel no centro de Madrid, Mathias destacou o facto do investimento espanhol representar 20% do investimento estrangeiro em Portugal.

Um factor que, a par do aumento das exportações, continua a consolidar Espanha para um mercado “crucial” para a internacionalização portuguesa.

“Em termos bilaterais. Espanha é o mercado mais importante das exportações portuguesas, recebendo 24% do total. E este ano cresceu 9%, apesar da queda do PIB em Espanha e está, até, a ganhar quota de mercado, que aumentou de 3,9% em 2012 para 4,44% este ano”.

Em termos globais, recordou, as exportações portuguesas passaram de ser 28% do PIB em 2009 para 41% do PIB este ano, sendo que, em 2010, apenas 7% iam para mercados fora da União Europeia e hoje quase 30% vão para destinos não comunitários.

Com Lusa

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *