Distribuição Homepage Newsletter

Sonae cria capital de risco para investir em comércio electrónico

Por a 6 de Dezembro de 2013 as 10:45

A Sonae Ventures é a mais recente aposta do grupo português. É uma capital de risco criada para investir em negócios de comércio electrónico no sector de retalho.

A Sonae está a procura de negócios que se encontrem na fase inicial de desenvolvimento, com “capacidade disruptiva e potencial de internacionalização” para investir até 500 mil euros por projecto, embora não rejeite valores superiores, depende do mérito do projecto”, explica Eduardo Piedade, director da Sonae E.Ventures, acrescentando que prevê apoiar cinco projectos ao longo do próximo ano.

A atractividade do sector e a concorrência instalada são factores determinantes para a selecção das empresas de e-commerce. São ainda requisitos que o empreendedor domine as competências de gestão necessárias para continuar a liderar a empresa, com a maioria do capital social. Em troca, além do investimento, a Sonae partilha as suas competências, conhecimentos e recursos em prol do desenvolvimento do negócio, tendo Portugal como ponto de partida, mas de olhos postos na exploração de novas fronteiras.

Eduardo Piedade garante que são possíveis investimentos conjuntos com outras capitais de risco e que “não há montante máximo nem vida útil dos investimentos. Não há limite de tempo nem dinheiro”.

Com uma equipa dedicada, autónoma do negócio de retalho do grupo português, a iniciativa “é uma área interessante para o desenvolvimento estratégico da Sonae”.

O site sonaeventures.pt é a porta de entrada das candidaturas. A empresa colocou o site no ar há cerca de duas semanas e recebeu cerca de 50 projectos. “Parecem haver três tipologias de empresas: recém-licenciados com projectos piloto a decorrer, empreendedores que, depois de mais de 10 anos em empresas, decidem criar o seu próprio negócio e empreendedores já com negócios montados mas com pouca ambição”.

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *