Referências à Pepsi “disparam” nas redes sociais
Após a vitória da selecção nacional no jogo contra a Suécia, “dispararam” os comentários à marca Pepsi nas redes sociais
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Rita Gonçalves
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Depois de garantida a presença dos portugueses no Mundial de Futebol a disputar no Brasil no próximo ano, após a vitória da selecção nacional no jogo contra a Suécia, “dispararam” os comentários à marca Pepsi nas redes sociais, de acordo com os dados do Social Media Explorer do Grupo Marktest.
Estes comentários, maioritariamente negativos, são uma resposta à campanha que a Pepsi sueca pôs no ar nas redes sociais nos dias que precederam os jogos com a equipa portuguesa, na qual usavam um boneco de voodoo com o equipamento da selecção nacional e o nº 7 de Cristiano Ronaldo, uma estratégia para ajudar a equipa sueca a garantir o seu apuramento ao Mundial de 2014.
As reacções à campanha da Pepsi fizeram-se sentir logo após o jogo da equipa das quinas, catapultando as menções à marca para valores inéditos entre nós, revela o estudo.
A 19 de Novembro, a Pepsi foi a marca de bebidas mais mencionada nas redes sociais, com 54% dos comentários a provir do Twitter, 39% do Facebook e 7% dos outros meios monitorizados.
A marca retirou, entretanto, esses posts da sua página do Facebook e pediu desculpas pelo sucedido.
Os valores da Pepsi mais do que triplicaram no dia seguinte (20), colocando a marca no topo das referências na categoria de bebidas, mesmo se analisado o período de um mês. Os números ainda registaram um acréscimo no dia 21 e depois começaram a baixar.
“Um outro fenómeno colateral se observou nas redes sociais esta semana, com as menções à Coca-Cola a atingir o valor máximo do ano, no dia 22, uma grande parte devido ao ‘caso’ com a Pepsi”, conclui a Marktest.