Análise Data Center Newsletter

Economia mundial cresce menos do que o previsto

Por a 22 de Novembro de 2013 as 10:00

A OCDE reviu em baixa as previsões para a economia mundial e espera agora um crescimento de 2,7% este ano e de 3,6% em 2014, alertando que a recuperação “continua modesta e desigual”.

De acordo com o ‘Economic Outlook’, divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, “a recuperação global continua modesta e desigual, com divergências persistentes na actividade [económica] tanto entre como dentro das economias avançadas e emergentes”.

A revisão em baixa em 0,4 pontos face às previsões de Maio (a OCDE antecipava um crescimento de 3,1% em 2013 e de 4% em 2014) deve-se sobretudo ao “abrandamento do crescimento nas grandes economias emergentes, mas também às fragilidades do sector bancário da zona euro, à situação orçamental do Japão e às dificuldades políticas nos Estados Unidos quanto ao limite da dívida pública”.

Assumindo que estes riscos negativos não se materializam, a OCDE considera que a actividade económica mundial e o comércio global vão retomar gradualmente ao longo de 2014 e de 2015.

No entanto, alertam os técnicos, “é provável que o ritmo da recuperação permaneça modesto”, com a taxa de desemprego a cair apenas 0,5 pontos percentuais em dois anos, para os 7,4% no final de 2015.

Para a zona euro, a recomendação da OCDE é que, “nos próximos dois anos, a política monetária deve permanecer inalterada”.

Em Novembro, o Banco Central Europeu (BCE) baixou a taxa de juro de referência para os 0,25%. A taxa já estava em mínimos históricos de 0,5%, desde maio.

 

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *