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Os países que lideram a promoção de novos shoppings

Por a 11 de Novembro de 2013 as 19:52

Nos primeiros seis meses do ano, foram inaugurados na Rússia mais centros comerciais do que em qualquer outro país da Europa.

A par com a Turquia, que registou o segundo maior número de aberturas de sempre, os dois países contabilizaram no primeiro semestre de 2013 aproximadamente metade da totalidade dos novos espaços de toda a Europa, segundo o estudo “European Shopping Centre Development” publicado pela consultora imobiliária Cushman & Wakefield (C&W).

No primeiro semestre de 2013, foram inaugurados na Europa um total de 1,8 milhões de metros quadrados de centros comerciais, “um número significativamente inferior aos 3,4 milhões de metros quadrados registados nos seis meses anteriores. Esta quebra deve-se essencialmente ao facto de muitos projectos terem sofrido atrasos. Estima-se, porém, que até ao final deste ano sejam contabilizados 4,9 milhões de metros quadrados de novas aberturas, sendo expectável que a Europa Central e a Europa de Leste (incluindo a Turquia) contribuam aproximadamente com 70% para este total”.

TOP 5

A Rússia encabeça o ranking em termos de oferta futura e de projectos concluídos na primeira metade do ano. Neste período, este país registou aberturas num total de 456.200 m2 de centros comerciais. A Turquia posicionou-se em segundo lugar, tendo acrescentado nos primeiros seis meses de 2013 mais 422.500m² de área bruta locável (ABL) à sua oferta, com especial destaque para a abertura do Vialand Theme Park em Istambul que totaliza 110.000 m² de ABL.

O Reino Unido ficou na terceira posição do ranking registando novas aberturas num total de 182.600 de metros quadrados, enquanto a Polónia e a Alemanha ficaram na quarta e quinta posição, respectivamente, contribuindo em conjunto com 214.200 de metros quadrados de ABL. O Reino Unido, quando comparado com o total de 2012 – quando apenas 37.000 m² foram inaugurados – voltou a ganhar fôlego em 2013. A actividade no sector foi essencialmente impulsionada por sete novos projectos e quatro pequenas ampliações de centros comerciais já existentes.

 

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