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Portugueses gastam até €114 em presentes de Natal

Por a 5 de Novembro de 2013 as 11:22

Os portugueses estão a reduzir significativamente as despesas de Natal, conclui um recente estudo do Observador Cetelem.

O valor que dispõem para gastar em presentes situa-se agora nos 114 euros, quando em 2011 chegava aos 192 euros, um decréscimo de 40%. O mesmo estudo mostra que 50% dos inquiridos em Portugal são peremptórios: “este ano, vamos gastar menos do que no ano passado”.

Os portugueses que pretendem gastar menos no Natal encontram-se na faixa etária dos 55 aos 65 anos (58%). Os jovens são menos expressivos, no entanto, 39% espera reduzir gastos.

Na análise por regiões, Lisboa surge como a que tem mais intenções de despender menos dinheiro neste Natal (66%). A zona Centro também se destaca por ser a região do país com maior número de indivíduos a afirmar que tem intenções de gastar mais em 2013 do que em 2012 (6% contra uma média de 2%).

É nas classes mais baixas (C2/D) que se encontram o maior número de indivíduos com vontade de reduzir despesas no Natal (55%). No entanto, as classes mais altas (AB/C1) também não pretendem aumentar despesas: 49% irá gastar menos e 41% irá gastar o mesmo.

A análise do Observador Cetelem revela ainda que o valor do presente de Natal mais barato subiu em relação ao ano transacto: passou de 16 euros para 19 euros. Já as intenções de gastos nos presentes mais caros mantêm-se nos 34 euros. O gasto médio por pessoa situa-se nos 29 euros e os portugueses esperam comprar uma média de quatro presentes este Natal.

“Os portugueses estão mais racionais na hora de consumir. O consumo exacerbado que se verificava até há poucos anos, nesta altura do ano, actualmente já não faz sentido. Desde que a crise passou a fazer parte da consciência de todos que se ponderam mais todas as compras que se efectuam e existe uma maior gestão e controlo dos gastos. Sintomático desta alteração de comportamentos é, sem dúvida, a consequente intenção dos portugueses em diminuir gastos, sobretudo no Natal”, afirma Diogo Lopes Pereira, director de marketing do Cetelem.

Ficha Técnica

O estudo do Observador Cetelem sobre as “Intenções de Compra dos Portugueses no Natal 2013” foi realizado em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 5 de Outubro de 2013. O erro máximo é de +4,4 para um intervalo de confiança de 95%.

 

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