Destaque FMCG Homepage Marcas Newsletter

Unicer acelera internacionalização

Por a 17 de Outubro de 2013 as 17:26

A Unicer tem em curso um investimento que ascende a 100 milhões de euros no Centro de Produção de Leça do Balio, que vai transformar a fábrica de cervejas “numa das melhores do Mundo e a mais competitiva do ponto de vista de custos em toda a Europa”, revela João Abecasis, o novo presidente executivo da Unicer.

A trajectória internacional da empresa vai além da exportação, com resultados em novas geografias e o investimento na produção fora de Portugal. O crescimento do negócio, dentro e fora de portas, tem como objectivo atingir os €1.000 milhões de facturação até 2020.

“Manter a liderança nas cervejas e nas águas no mercado doméstico e o reforçar a posição de Super Bock enquanto a cerveja portuguesa mais vendida no mundo”, são mais desafios para a empresa de Leça do Balio.

Os mercados prioritários

Portugal e Angola são os mercados prioritários. A empresa é a principal exportadora portuguesa de bebidas para o mercado angolano e, em termos de presença industrial, está previsto, no início de 2014, o arranque da construção da primeira fábrica da Unicer fora de portas, precisamente em Angola.

Na actividade comercial em África, destaca-se ainda Moçambique onde a Unicer já tem uma presença relevante com uma estimativa de vendas de 20 milhões de litros em cinco anos. No mapa-mundo da Unicer, que já compreende cerca de 50 países, são de destacar outras geografias, como o Brasil, onde a empresa tem já licenciamento para produzir a cerveja Super Bock, e a Arábia Saudita com uma estratégia distinta e adaptada à realidade local. Em ambos os mercados, a previsão de volume de vendas é de 10 milhões de litros nos próximos cinco anos.

No exercício de 2012, a Unicer ultrapassou os 222 milhões de litros vendidos fora do país, que se traduzem em 167 milhões de euros. “A Unicer tem resistido bem à crise do mercado doméstico e consolida-se como a maior empresa portuguesa de bebidas. Uma cultura forte e positiva, a racionalização de custos e a aposta contínua na área da inovação são factores determinantes para alcançar os resultados positivos que a empresa tem apresentado todos os anos e que em 2013, não serão excepção”.

Em Portugal

Apesar da conjuntura económico-social vivida em Portugal, os meses de verão superaram as estimativas e, segundo dados da Nielsen, a Unicer lidera o mercado total de cervejas com uma quota em valor de 48,9% (year to date 2013). Também o mercado total de águas em Portugal é liderado pela empresa, com uma quota em valor de 28,4%.

“Para os resultados alcançados no mercado doméstico mas também fora de Portugal, é essencial o investimento que a Unicer está a concretizar em Leça do Balio. O investimento industrial está concluído, estando em curso a reconversão dos edifícios administrativos, com conclusão prevista para o início do próximo ano, e a construção do novo armazém logístico, a finalizar no arranque de 2015. É um projecto que reforça a sustentabilidade da empresa a longo prazo, gerando ganhos efectivos de produtividade, de competitividade e poupanças operacionais na ordem dos 18 milhões de euros/ano”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *