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Como recrutar um director de loja?, por Ana Bordalo (Page Personnel Retail)

Por a 4 de Outubro de 2013 as 8:49

Ana Garcia Bordalo, Consultora Sénior Page Personnel

Por Ana Garcia Bordalo, Consultora Sénior Page Personnel Retail

Recrutar um Director de Loja, nos dias de hoje, significa encontrar o representante da marca que irá gerir múltiplas áreas dentro de um espaço, como se de uma pequena empresa se tratasse.

Há muito tempo que temos vindo a notar uma crescente preocupação por parte das estruturas de Retalho em encontrar o perfil ideal para a posição de Director de Loja. É evidente que esta posição chave é a cara da empresa para qualquer cliente que se aventure a visitar um ponto de venda, ou mesmo para os seus parceiros e fornecedores com os quais deve existir também uma preocupação em manter um bom relacionamento.

Recrutar um bom Director de Loja significa também expandir o seu talento, dedicação, criatividade e commitment à sua equipa de vendas e, em última análise, todas estas características irão ter um impacto na excelência do serviço ao cliente.

O que se procura no perfil de um Director de Loja?

Em primeiro lugar, e sendo o Director de Loja, a ligação entre a equipa de vendas e a sede, é importante encontrar alguém que consiga entender e viver a filosofia da empresa. A identificação para com a marca, os seus valores e missão, irá fazer com que este profissional seja capaz de transmitir de forma mais directa a cultura e os standards da empresa, desde a sede até às equipas de vendas, assegurando-se que os mesmos são cumpridos da forma mais homogénea possível. O cliente irá sentir assim que em qualquer ponto de venda a sua experiência de compra é a mesma, independentemente do país onde se encontra.

Notamos também a crescente preocupação em encontrar perfis com uma boa capacidade estratégica no que diz respeito à interpretação de resultados e em desenvolver e sugerir novos planos de acção. Cada vez mais as estruturas de retalho estão preparadas para medir e controlar indicadores que permitam medir o comportamento do consumidor. Esta característica faz com que esteja a ser valorizada a formação superior na área de Gestão ou outras áreas relacionadas que permitam igualmente aprender e lidar com ferramentas de gestão e análise.

O conhecimento do produto e do seu mercado concorrente, é uma característica que deve estar presente em qualquer Director de Loja, já que irá funcionar para a melhoria das estratégias de comunicação do produto e assim potenciar as vendas. Estar informado acerca da concorrência faz com que se esteja sempre um passo à frente no que diz respeito às novidades do sector, introdução de novos produtos e estratégias de vendas, promovendo também o aumento dos indicadores associados à fidelização do cliente, conseguindo demonstrar as vantagens e potenciar as características da marca face a produtos semelhantes.

O perfil de um Director de Loja está longe de ser simples, sobretudo por ser um profissional que irá sempre funcionar como o embaixador da marca a todo o momento e terá por isso de dividir a sua atenção entre a exigência dos standards definidos pela sede, a equipa de vendas que terá de liderar funcionando com um exemplo e os seus clientes que deverá fidelizar e manter sempre um serviço de atendimento de excelência

As expectativas de um Director de Loja

Mais de 50% dos candidatos entrevistados no sector de Retalho, que actualmente assumem funções de Direcção de Loja, iniciaram o seu percurso profissional em funções de Vendas. A esperança de um candidato com este perfil, é de iniciar numa empresa multinacional como Vendedor, demonstrar bons resultados e progredir dentro do mesmo ponto de venda até chegar à função de Director, gerindo uma unidade de negócio de forma autónoma na sua totalidade.

O passo seguinte é necessariamente gerir várias unidades de negócio e finalmente alcançar o cargo de District Manager ou Direcção de Retalho. Para isso, há que encontrar empresas que apostem na promoção interna e tenham bons planos de formação delineados, valorizando os recursos humanos internos.

 

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