Distribuição Homepage Newsletter

Suécia é o 12º maior investidor em Portugal

Por a 3 de Outubro de 2013 as 17:46

A Suécia “é um investidor de longa data” no mercado português e ocupou no ano passado o 12.º lugar no ranking dos maiores investidores em Portugal, sublinhou Pedro Reis, presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), por ocasião da visita de Estado do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, àquele país europeu.

O balanço das relações entre os dois países “reflecte um crescimento positivo e um interesse crescente das empresas portuguesas no mercado sueco”, nos sectores do calçado, electromecânico, dos moldes e indústria automóvel, entre outros.

Pedro Reis destacou o investimento da Ria Stone (grupo Vista Alegre Atlantis), de 19,5 milhões de euros na construção de uma nova fábrica de louça de grés em exclusivo para o grupo sueco Ikea, 90% da produção para exportação.

O grupo Ikea está presente em Portugal através da actividade industrial (Swedwood) e comercial (lojas). O grupo Swedwood investiu mais de 135 milhões de euros na construção de três unidades industriais, tendo criado 1.500 empregos.

“Uma parte significativa dos materiais utilizados pelo grupo Swedwood são adquiridos no mercado português, sendo assim um potenciador da produção nacional”, disse ainda Pedro Reis, acrescentando que em 2012 o “volume de compras a fornecedores portugueses alcançou cerca de 200 milhões de euros”.

Pedro Reis adiantou ainda que pretende continuar o contacto estabelecido com as principais empresas de retalho alimentar e existe “um grande espaço para uma cooperação em termos de energias renováveis e em áreas relacionadas com o mar”.

Com Lusa

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *