Newsletter Opinião

O que é que a indústria da limpeza tem de tão excitante, afinal?, por Ilham Kadri (Diversey – Sealed Air)

Por a 27 de Setembro de 2013 as 15:04

Por Ilham Kadri, responsável na Sealed Air pelo negócio Diversey

Ilham Kadri, responsável na Sealed Air pelo negócio Diversey desde o início do ano, conta na primeira pessoas as primeiras impressões da sua nova experiência no sector de limpeza profissional

Tenho passado estes últimos nove meses a tentar aprender tudo o que posso sobre esta indústria fascinante. Os 20 anos de experiência profissional na indústria química ajudaram-me a perceber rapidamente os desafios e oportunidades dos sectores de higiene e limpeza. E sim, estou convencida de que as oportunidades são reais, que os players inovadores vão vencer e que os investimentos são a nível mundial.

Inovação

Não é nenhuma surpresa o facto de ter havido mais inovação no que diz respeito às aplicações químicas e sistemas de dosagem que em relação a novas fórmulas. Isto acontece também em relação à indústria dos bens de consumo rápido.

Mas, houve uma coisa que me surpreendeu muito, o baixo nível de adopção de sistemas totalmente integrados. Nesta indústria, não pomos as máquinas de limpeza a “falar” com os químicos, nem usamos utensílios e equipamentos que levem os proprietários a executar as tarefas eficientemente. Também não usamos tecnologias avançadas para treinar os colaboradores, independentemente da língua e da localização.

Inovar em torno de sistemas totalmente integrados e de ferramentas de treino aumentará significativamente a produtividade e permitirá uma melhoria nos níveis de limpeza, higiene e segurança dentro das instalações.

Criar valor

Aquilo que tenho vindo a dizer não é nada de novo, uma vez que o primeiro passo para compreender o que é valor para o cliente é simplesmente perguntar-lhe. A nossa indústria tem vindo a perder demasiado tempo em debates sobre os preços e não o suficiente em debates acerca do valor. Precisamos de recolher dados para compreender o que é importante para os nossos clientes e para compreender que oportunidades temos que nos permitam criar valor.

Este valor pode ser criado através de soluções inovadoras que conduzam a uma eficiência operacional e à diminuição dos custos para os nossos clientes. A isto chamamos “valor em uso”, e eu faço um apelo para que repensemos na forma como a nossa indústria tem concebido propostas de valor quando faz negócio. O jogo dos preços pertence aos clientes e o esforço para que estes dêem valor às nossas soluções valerá a pena para toda a indústria e para a sustentabilidade.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um ponto fulcral no futuro do nosso planeta, e é agora uma palavra na moda na nossa indústria. Eu passei horas com clientes e especialistas industriais e o que eles pretendem não é mais um produto de limpeza “verde”, mas soluções que conduzam a um real desafio para o planeta e para os nossos bolsos: reduzir o consumo de recursos, embalagem e transporte, reciclar e ser rentável ao mesmo tempo.

Os nossos clientes estão anos luz à nossa frente: eles pretendem uma diferenciação através de uma maior sustentabilidade. A nossa indústria precisa de ser mais criativa de forma a ajudar os clientes na optimização das suas operações, na melhoria do seu desempenho, no uso de menos recursos naturais e na redução de custos. Sustentabilidade devia significar rentabilidade, e eu peço aos líderes das indústrias de higiene e limpeza que trabalhem em conjunto para definir o que é sustentabilidade, para que encontremos uma linguagem comum.

Em suma, estou surpreendida por grande parte daqueles que fazem parte da nossa indústria serem lentos na adopção de melhores práticas sustentáveis nas suas organizações mas estou bastante entusiasmada por fazer parte desta nova geração de organizações focadas na preservação do ambiente. Estou convicta de que somos a última geração que se pode dar ao luxo de tomar decisões acerca da sustentabilidade. Portanto, não temos tempo a perder.

NOTA: A Diversey foi recentemente adquirida pela Sealed Air, que assim entrou no negócio da limpeza profissional

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *