Análise Data Center Destaque Newsletter

Europeus exigem mais conveniência nas compras online

Por a 26 de Setembro de 2013 as 13:12

Os europeus querem mais conveniência nas compras online. Mais controlo sobre a entrega da encomenda e um processo conveniente de devoluções, são algumas das exigências.

“Os consumidores estão a utilizar as plataformas online para comprarem aos melhores preços e esperam usufruir de mais opções de expedição dos comerciantes online”, conclui um estudo da comScore e da UPS, que inquiriu mais de 5.500 consumidores online em 6 países da Europa (Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda e Reuni Unido).

Um total de 41% dos consumidores europeus refere que provavelmente aderiria mais às compras online se pudesse comprar e recolher/levantar o item na loja, enquanto 52% quer ter a possibilidade de devolver itens na loja.

No processo de compra online, os consumidores europeus esperam visualizar as opções de entrega e dos custos totais mais cedo. A flexibilidade é também referida como importante, com 55% dos consumidores europeus inquiridos a exigirem mais flexibilidade para escolher uma data de entrega e 53% a quererem uma melhoria nas opções de recolha das encomendas – uma loja ou espaço do comerciante que seja acessível é uma das opções mais sugeridas pelos consumidores.

Também a visibilidade é valorizada, com a maioria (96%) a referir que é essencial ou importante ter a possibilidade de monitorizar o estado da compra. Já 65% quer poder monitorizar através de alertas no e-mail e 62% pretende ter a possibilidade de acompanhar directamente no site do comerciante o estado de transporte da encomenda.

“Como os consumidores na Europa cada vez mais realizam as suas compras online, as suas expectativas relativamente à oferta dos retalhistas continua também a crescer”, sublinha Nick Basford, vice-presidente da divisão de Marketing da UPS Europa.

De acordo com o estudo, as devoluções podem ajudar a impulsionar as vendas e a melhorar a satisfação do cliente. Metade dos europeus que compram online referem que a facilidade de realizar trocas ou devoluções é uma área que exige melhoramentos, dois terços disseram que revêem as políticas de devolução antes de realizarem a compra, e 61% declararam que comprariam mais se os retalhistas tivessem uma política de devoluções sem complicações.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *