Tetra Pak lança sistema de filtração de soro que reduz desperdício
O novo sistema de filtração promete ajudar pequenas e médias empresas de lacticínios a converter o soro de leite numa fonte adicional de rendimentos

Rita Gonçalves
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
A Tetra Pak lançou o Tetra Alcross RO Lite, um novo sistema de filtração que promete ajudar pequenas e médias empresas de lacticínios a converter o soro de leite numa fonte adicional de rendimentos.
O soro lácteo é um subproduto comum na produção queijeira, frequentemente considerado desperdício de produção. O Tetra Alcross RO Lit permite transformá-lo numa nova fonte de rendimentos.
O soro lácteo só tem valor comercial quando concentrado mas a tecnologia de filtração necessária para o fazer é muito customizada e demasiado dispendiosa para a maior parte das empresas de lacticínios de pequena e média dimensão. O Tetra Alcross RO Lite é de fácil instalação e o seu custo é 30% inferior às alternativas customizadas, garante a empresa.
O sistema utiliza um processo de filtração por osmose inversa contínua que remove o excesso de água do soro, triplicando o grau de concentração ao mesmo tempo que retém os sais, a lactose, os ácidos, as proteínas e as gorduras que se encontram dissolvidas na solução aquosa. Este soro concentrado pode ser vendido às empresas agro-alimentares como ingrediente na fabricação de diversos produtos, constituindo uma nova fonte de receitas para as empresas lácteas de pequena e média dimensão ao mesmo tempo que permite que reduzam significativamente, ou mesmo eliminem, custos desnecessários com a gestão e transporte de desperdícios.