Distribuição Homepage Newsletter

Europa aprova Código de Boas Práticas para cadeia alimentar

Por a 17 de Setembro de 2013 as 15:14

Entrou ontem em vigor o Código de Boas Práticas Europeu relativo às relações da cadeia alimentar, entre o sector da distribuição e os seus fornecedores.

Designado “The Supply Chain Iniciative’, o projecto representa um marco histórico nas relações entre os dois sectores, contando com a adesão voluntária de 457 empresas europeias, entre as quais os cinco principais grupos de retalho alimentar em Portugal (Sonae, Jerónimo Martins, Auchan Portugal Hipermercados, Aldi Portugal e Lidl Portugal), revela a APED, Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição.

Unilever, Ferrero, Kellogg, Dan Cake e Coca-Cola, são alguns dos fornecedores que aderiram ao novo código.

Esta iniciativa de auto-regulação define um conjunto de práticas às quais as empresas se comprometem e que serão fiscalizadas através de uma comissão de acompanhamento a nível europeu.

“É nossa expetativa que também em Portugal se consiga concluir um mecanismo de auto-regulação como este que é lançado em Bruxelas. É um assunto que está em discussão no âmbito da PARCA [Plataforma de Acompanhamento das Relações da Cadeia Agro-alimentar]”, destacou Ana Isabel Trigo Morais, diretora-geral da APED, acrescentando que “as cadeias de abastecimento da distribuição (supply chain), que se integram com as cadeias dos fornecedores, interagindo entre si e criando as cadeias de valor modernas, são o cerne da vitalidade do comércio e dos formatos de negócio de maior sucesso no mundo global de hoje”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *