FMCG Homepage Marcas Newsletter

Sabores de Portugal nos lineares da maior cadeia de Andorra

Por a 12 de Setembro de 2013 as 11:50

Amâncio Santos, presidente da PortugalFoods

É uma acção de promoção inédita organizada pela PortugalFoods.

Um total de 23 empresas do sector agro-alimentar português dão a conhecer mais de 300 produtos nacionais aos consumidores da cadeia andorrana de hipermercados Mercacenter, insígnia líder do Principado.

A acção intitulada ‘Sabor de Portugal’ que vai ter lugar entre 17 de Setembro e 13 de Outubro, “destina-se a conquistar um novo mercado na Europa, no qual existe ainda muito para fazer”, sublinha Amâncio Santos, presidente da PortugalFoods.

“É importante para o sector e para a economia nacional, perceber que na Europa existe ainda espaço para os nossos produtos. É um mercado à porta de casa com o qual podemos contar”, revela, por sua vez, Ondina Afonso, directora executiva da PortugalFoods.

A ‘Sabor de Portugal’ resulta de um trabalho que a PortugalFoods se encontra a desenvolver em contínuo, e cujo formato pretende replicar noutros mercados, considerados estratégicos para o sector, de forma a incrementar as exportações nacionais.

“Andorra não é um membro pleno da União Europeia, mas usufrui de uma posição especial no seio desta organização. Este aspecto reflecte-se, por exemplo, no facto de aquele Principado, no que respeita às trocas de produtos manufacturados, estar isento de tarifas, à semelhança de qualquer estado-membro da UE. Já no que concerne às trocas agro-pecuárias, o mesmo é tratado como um não-membro. O país utiliza o euro como moeda corrente e apresenta a taxa de desemprego mais baixa do mundo (0,01%)”.

Mais de 16% da população actual a residir em Andorra é de origem portuguesa. Porém, as relações comerciais entre Portugal e o Principado são ainda pouco significativas.

Entre as terras do Principado, apenas 2% são aráveis, o que afecta a sua produção agrícola e explica o facto de os alimentos “serem quase todos importados”.

“Do ponto de vista geo-económico, Andorra representa uma importante plataforma para o mercado catalão e para o sul de França. Todos os anos, cerca de 10 milhões de turistas visitam o Principado, entre eles catalães e franceses que, sabemos, são consumidores assíduos”, observa Amândio Santos.

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *