Análise Data Center Newsletter

Exportações aceleram 5,5% em Julho

Por a 6 de Setembro de 2013 as 16:22

As exportações portuguesas subiram em Julho 5,5% em relação ao período homólogo, enquanto as importações avançaram 10,5%, segundo o Instituto Nacional de Estatística.

As estatísticas do comércio internacional do INE apontam também para uma subida das exportações e das importações de bens no trimestre terminado em Julho, face a igual período do ano passado.

Neste período, o INE sinaliza um aumento do défice da balança comercial no montante de 90,1 milhões de euros e uma diminuição da taxa de cobertura de 0,1 pontos percentuais.

“Na comparação mensal, o aumento de 5,5% das exportações prende-se com o resultado da evolução quer do comércio intra-comunitário quer do extra-comunitário, “em especial devido aos combustíveis minerais”, sublinha o instituto.

O aumento de 10,5% das importações face a Julho do ano passado, por sua vez, “resultou sobretudo da evolução do comércio intra-comunitário, sobretudo devido aos combustíveis minerais e outro material de transporte”.

Na evolução trimestral, o INE destaca, entre as grandes categorias económicas, os aumentos verificados nas exportações de combustíveis e lubrificantes (20,8%), produtos alimentares e bebidas (9,8%) e de máquinas e outros bens de capital (9%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *