Homepage Newsletter Opinião

Os saldos sob controlo, por Mariano Tudela (Checkpoint)

Por a 2 de Setembro de 2013 as 11:13

Por Mariano Tudela, Director-Geral da Checkpoint para o Sul da Europa e França

Segundo o estudo “2012 Supermarket Experience”, a ruptura de stocks leva a que cerca de 50% dos clientes não regressem à loja em compras futuras, diminuindo assim o volume de vendas dos retalhistas

A crise generalizada que se sente em todo o mundo leva a mudanças nos comportamentos de consumo, originando uma ainda maior afluência às lojas em épocas de saldos.

De acordo com um estudo divulgado pelo Instituto Português de Administração e Marketing, os consumidores portugueses gastarão entre 100 e 300 euros na época de saldos deste verão, a decorrer até 15 de Setembro.

Nesta nova perspectiva de maior volume de vendas em épocas específicas do ano, a segurança e controlo dos stocks tornam-se ainda mais importantes e primordiais para os retalhistas: não só precisam manter a segurança dos seus artigos e clientes como também terem sempre disponíveis os seus stocks de maneira a melhorar significativamente a experiencia de compra dos consumidores.

Assim, apenas uma solução de segurança integrada como o sistema RFID permite conjugar numa única plataforma sistemas de segurança de mercadoria, como também de gestão de stocks, rastreabilidade de mercadoria e, até, maior rapidez de cobrança nos pontos de caixa.

Estas soluções são essenciais em épocas de saldos, contribuindo para uma redução da ruptura de stocks em cerca de 25%, ao mesmo tempo que, com antenas anti-furto com software de conectividade, permitem manter os artigos seguros e recolher dados de carácter estatístico que ajudam os retalhistas a melhor compreender os comportamentos de consumo dos seus clientes.

Uma situação que contribui para que os clientes tenham uma melhor experiência de consumo e aumentando, progressivamente, as probabilidades de aquisição de produtos – está comprovada, de acordo com o estudo “2012 Supermarket Experience”, que a ruptura de stocks leva a que cerca de 50% dos clientes não regressem à loja em compras futuras, diminuindo assim o volume de vendas dos retalhistas.

De um modo geral, os sistemas RFID apresentam-se no mercado como a solução mais completa para a gestão de stocks e segurança de artigos representando um investimento valioso a longo prazo para os retalhistas, independentemente do sector em que operam o seu negócio.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *