Destaque FMCG Homepage Marcas Newsletter

Exportações dinamizam mercado de latas de bebidas

Por a 26 de Julho de 2013 as 17:18

O mercado português de latas de bebida confirmou a tendência de crescimento dos últimos anos, com um aumento de 6,5% do total de latas cheias, em 2012 face ao ano anterior.

Foram enchidas mais de 800 milhões de latas no ano passado, com ambos os sectores – “soft drinks” e cervejas – em lata a reportar crescimento.

Os fatores-chave que justificam este aumento são o “sucesso de novas linhas de enchimento, as latas “sleek”, e o aumento das exportações. A aquisição de uma fábrica de enchimento portuguesa por uma empresa espanhola também reforçou o comércio transfronteiriço”, revela a Associação de Latas de Bebidas.

O enchimento de cerveja em lata aumentou 15% em 2012, atingindo um total de 239 milhões de unidades. Este resultado é justificado pelo aumento da procura de marcas nacionais que ajudaram a estimular o mercado das latas. Na categoria das “soft drinks”, o enchimento de latas aumentou 3,4%, correspondendo a 565 milhões de unidades. “Ambos os resultados verificaram-se muito devido ao aumento de unidades exportadas”.

Miguel Aballe, director da Associação de Latas de Bebidas (ALB) considera os números “positivos e animadores para Portugal, um mercado ainda com muito potencial de crescimento neste tipo de embalagem. Os fabricantes reconhecem, gradualmente, os atributos de versatilidade da lata de bebidas, e os consumidores valorizam cada vez mais a sua conveniência e carácter ecológico”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *