Exportações dinamizam mercado de latas de bebidas
As novas linhas de enchimento das “sleek” e o aumento das exportações, contribuíram para o crescimento do mercado português de latas de bebida
Rita Gonçalves
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O mercado português de latas de bebida confirmou a tendência de crescimento dos últimos anos, com um aumento de 6,5% do total de latas cheias, em 2012 face ao ano anterior.
Foram enchidas mais de 800 milhões de latas no ano passado, com ambos os sectores – “soft drinks” e cervejas – em lata a reportar crescimento.
Os fatores-chave que justificam este aumento são o “sucesso de novas linhas de enchimento, as latas “sleek”, e o aumento das exportações. A aquisição de uma fábrica de enchimento portuguesa por uma empresa espanhola também reforçou o comércio transfronteiriço”, revela a Associação de Latas de Bebidas.
O enchimento de cerveja em lata aumentou 15% em 2012, atingindo um total de 239 milhões de unidades. Este resultado é justificado pelo aumento da procura de marcas nacionais que ajudaram a estimular o mercado das latas. Na categoria das “soft drinks”, o enchimento de latas aumentou 3,4%, correspondendo a 565 milhões de unidades. “Ambos os resultados verificaram-se muito devido ao aumento de unidades exportadas”.
Miguel Aballe, director da Associação de Latas de Bebidas (ALB) considera os números “positivos e animadores para Portugal, um mercado ainda com muito potencial de crescimento neste tipo de embalagem. Os fabricantes reconhecem, gradualmente, os atributos de versatilidade da lata de bebidas, e os consumidores valorizam cada vez mais a sua conveniência e carácter ecológico”.