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Avaliar eficácia dos pontos de contacto entre marcas e consumidores

Por a 24 de Julho de 2013 as 13:26

Experience Effects é a nova solução da GFK que vai permitir às marcas avaliar e medir todas as formas de contacto e o grau de interacção dos seus consumidores.

“Conhecer o tipo de experiência que cada consumidor tem, e a forma como a percepciona, é fulcral para as marcas, dado que o relacionamento entre as partes não se limita ao acto de compra e ao consumo ou utilização de um produto ou serviço. Esta nova ferramenta vai permitir ter acesso a uma análise mais direccionada e eficaz, e uma visão mais centrada no consumidor”, sublinha a empresa de estudos de mercado.

Segundo a GfK, a relação da marca com o consumidor mede-se através de “experience points”, ou seja, qualquer tipo de contacto que o consumidor tenha com a marca, desde a da publicidade “tradicional” (televisão, imprensa, rádio), comunicação em ponto de venda, de amostras do produto, da presença de marca em concertos e festivais, do ‘word of mouth’, referências da marca na blogosfera, até a cheiros.

O GfK Experience Effects fornece métricas sobre quais os “experience points” com que os consumidores contactaram, quais os que consideram mais memoráveis, qual o impacto que cada um provoca, e determina o Return of Investiment (ROI) dos mesmos, permitindo assim identificar e prioritizar as estratégias de cross media.

“Actualmente, os marketers têm que, necessariamente, basear as suas estratégias de cross media numa análise global dos diferentes pontos de contacto e de experiência com as marcas (XPs – Experience Points). Esta análise é cada vez mais essencial já que, na ‘economia experiencial’ que actualmente existe, as oportunidades de diferenciação e a criação de valor para as marcas são exponenciais”.

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