Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Brasil lidera ranking mundial de investimento no retalho

Por a 11 de Julho de 2013 as 12:49

O Brasil lidera pelo terceiro ano consecutivo o ranking do comércio retalhista, tendo em conta os mercados em desenvolvimento mais promissores em relação a investimentos neste sector, de acordo com o estudo da A.T. Kearney, Global Retail Development Index.

Os 10 países que constituem o ranking de 2013 são: Brasil, Chile, Uruguai, China, Emirados Árabes Unidos, Turquia, Mongólia, Geórgia, Kuwait e Arménia.

No total, o Top 30 do ranking dos mercados em desenvolvimento inclui sete países da América Latina (Brasil, Chile, Uruguai, Peru, Panamá, Colômbia e México), confirmando esta região emergente como a mais atractiva para a realização de investimentos no sector de retalho internacional.

A China perdeu uma posição, tendo caído do terceiro para o quarto lugar. Ainda assim, o estudo indica que é incontornável considerar este mercado que cresce a uma taxa de dois dígitos por ano.

A região de África Subsariana continua a acelerar, como confirmado pela presença do Botsuana e da Namíbia no ranking, assim como por vários países pouco abaixo do top 30. O continente africano representa “uma oportunidade muito relevante para investimentos no sector de retalho, embora exija controlar o risco político-económico e gerir o negócio em condições adversas ao nível das infra-estruturas e da cadeia de abastecimento local”.

José Ignacio Nieto, sócio da A.T. Kearney e líder da área de Bens de Consumo e Retalho em Portugal e Espanha, afirma: “o abrandamento e recessão económica em grande parte dos mercados desenvolvidos, juntamente com o crescimento verificado na maioria das emergentes, fazem com que as estratégias de internacionalização sejam imprescindíveis para que as empresas do sector de retalho possam manter os níveis de crescimento desejados”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *