Distribuição Homepage Newsletter

Portugal vai continuar a receber bacalhau sem químicos

Por a 5 de Julho de 2013 as 15:40

O Governo garantiu que a proposta aprovada a nível europeu sobre a introdução de polifosfatos no bacalhau prevê excepções para Portugal e contempla o fornecimento de peixe sem aqueles químicos.

Em comunicado, o secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-alimentar, Nuno Vieira e Brito, explicou que o documento votado esta semana pelo Comité Permanente para a Cadeia Alimentar e de Saúde Animal da União Europeia, que contou com o voto favorável de Portugal, “inclui medidas específicas para Portugal”.

“Nessas medidas está contemplado o fornecimento à indústria portuguesa de bacalhau sem polifosfatos, a possibilidade de confirmação da presença da mesma, o compromisso da Comissão [Europeia] de durante três anos acompanhar esta questão e, por último, a informação ao consumidor através da rotulagem”, sublinhou o secretário de Estado.

De acordo com o Governo, a proposta da Comissão Europeia, apresentada em 2011, contou com a “firme oposição de Portugal”, tendo sido “reestruturada de modo a contemplar com medidas protectoras específicas para Portugal”.

“Portugal conseguiu, assim, ao longo de mais de um ano, corrigir uma proposta de regulamento altamente comprometedora para o país, industria e consumidores, transformando-a numa salvaguarda do tradicional bacalhau salgado seco, produto típico português”, acrescentou o secretário de Estado.

 

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *