Distribuição Homepage Newsletter

Preços da produção industrial sobem em Maio

Por a 2 de Julho de 2013 as 10:26

O índice de preços da produção industrial recuou 0,1% na zona euro, em Maio, relativamente ao mesmo mês de 2012, mas Portugal contrariou a tendência e registou um crescimento de 0,9%, segundo dados do Eurostat.

No conjunto dos 27 Estados-membros, o índice de preços da produção industrial permaneceu estável, o que representa um ligeiro abrandamento do ritmo de queda, já que, em Abril, haviam sido registadas descidas homólogas de 0,2% na zona euro e de 0,3% na União Europeia (UE).

Portugal contrariou esta tendência de queda e registou, em Maio, uma subida homóloga dos preços da produção industrial de 0,9%, acima do crescimento de 0,6% do mês anterior. Este aumento está, no entanto, longe daqueles que foram observados entre Dezembro de 2012 e Março deste ano e que oscilaram entre os 3,4% e os 1,5%.

Entre os 27 Estados-membros, as maiores subidas homólogas do índice de preços da produção industrial pertenceram à Estónia (6,7%), Roménia (4,9%) e Letónia (2,1%), enquanto as maiores quebras foram verificadas na Polónia (-2,1%), Chipre (-2%), Hungria e Suécia (-1,5% em ambos os países).

 

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *