Distribuição Homepage Newsletter

Exportações aumentam 3,1% entre Fevereiro e Abril

Por a 7 de Junho de 2013 as 17:31

As exportações de bens aumentaram 3,1% no trimestre terminado em Abril, face ao período homólogo, tendo-se verificado uma redução do défice da balança comercial de 730,1 milhões de euros, avançou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

As importações entre Fevereiro e Abril, por sua vez, recuaram 2,7% em termos homólogos.

De acordo com as estatísticas do comércio internacional, divulgadas pelo INE, só no mês de Abril, as exportações dispararam 17,3% (face igual período do ano passado), “resultado da evolução quer do comércio intra-UE [União Europeia] quer do extra-UE, tendo-se registado aumentos na totalidade dos grupos de produtos”.

“A aceleração das exportações e das importações reflectiu, em parte, um efeito de calendário pois, em 2013, a Páscoa celebrou-se Março e não em Abril, como aconteceu em 2012”, justifica o INE.

Nos grupos com maior crescimento em Abril em termos de exportações, o INE destaca o aumento verificado no grupo combustíveis minerais, impulsionado pela produção de uma nova unidade de refinação e nos produtos alimentares.

As importações, por sua vez, aumentaram 9,2% face a Abril de 2012, resultado da evolução do comércio intra-UE e extra-UE, que se deveu ao aumento generalizado de quase todos os grupos de produtos (principalmente veículos e outro material de transporte e combustíveis minerais).

A propósito da adesão da Croácia à União Europeia, o INE refere que as transacções de Portugal com este país têm actualmente “um peso muito reduzido no comércio internacional de bens”, com a balança comercial a apresentar um saldo favorável a Portugal.

No primeiro trimestre de 2013, as exportações para a Croácia representaram 0,0% do valor total das exportações portuguesas, enquanto as importações originárias deste país atingiram um peso de 0,01%.

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *