Distribuição Homepage Newsletter

Importações de Angola ultrapassam exportações pela 1ª vez

Por a 5 de Junho de 2013 as 10:08

A compra de petróleo angolano por parte de Portugal provocou este trimestre uma inversão da balança comercial dos dois países, com Lisboa a exportar menos do que aquilo que importa, de acordo com os dados do INE, citados pela AICEP.

Os dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a que a Agência Lusa teve acesso, mostram uma inversão nos primeiros três meses deste ano face ao saldo anual das relações comerciais entre Portugal e Angola, que têm sido, pelo menos nos últimos cinco anos, sempre favoráveis a Portugal.

No que diz respeito ao tipo de produtos que marcam a relação comercial entre os dois países, os `Combustíveis Minerais` ocupam a quase totalidade das transferências de Angola para Portugal no primeiro trimestre deste ano (99,8%), ao passo que as empresas portuguesas enviam para Angola, principalmente, `Máquinas e Aparelhos` (25,7% do total) e produtos alimentares (16,5% do total das exportações).

No primeiro trimestre, Portugal importou produtos no valor de 807,3 milhões de euros, o que representou uma subida de 40,3% face aos 575,6 milhões dos primeiros três meses de 2012, tendo exportado para Angola bens no valor de 667,8 milhões de euros, uma subida de 7,5% face aos 621 enviados de Janeiro a Março do ano passado.

A mudança que tem vindo a ser operada nas relações comerciais entre os dois países está bem expressa num quadro que reflecte a Posição e Quota de Angola face a Portugal: enquanto fornecedor de Portugal, Angola ocupava o 21º lugar há cinco anos, tendo vindo a subir na tabela e quase entrando no top 10 em 2011.

Em 2012, saltou para o sexto lugar e, nos primeiros três meses deste ano, ocupa o quarto lugar, ao passo que a posição de Angola como cliente de Portugal mantém-se praticamente inalterada: é o quarto destino das exportações nacionais desde 2008, com excepção de 2010, em que ocupou a 5ª posição.

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *