Destaque Feiras Homepage Newsletter

IFFA 2013: Multivac exibe nova geração de máquinas embaladoras

Por a 21 de Maio de 2013 as 14:54

Diogo Magalhães, responsável de vendas da zona Sul e Ilhas da filial portuguesa da Multivac

Rita Gonçalves, em Frankfurt, Alemanha*

A multinacional do sector da embalagem apresentou a nova geração de máquinas na IFFA 2013, um dos maiores certames do Mundo dedicada à indústria da carne, que tem lugar em Frankfurt, Alemanha. Diogo Magalhães, responsável de vendas da zona Sul e Ilhas da filial portuguesa da Multivac, orientou o Hipersuper numa visita guiada ao maior stand da feira

Série T 800 – Linha de termoselagem

Equipamento que sela embalagens pré-fabricadas para a indústria alimentar. Os tabuleiros pré-feitos são colados no equipamento, assim como o alimento a embalar, para serem selados, com ou sem atmosfera modificada.

A grande novidade deste modelo é o facto de correr uma linha dupla, tem duas filas com cinco embalagens cada, “basicamente duplicámos a produção”, revela Diogo Magalhães.

Indicada para diversos tipos de alimentos, como gomas, refeições prontas e carne fresca, entre outros, são embalagens, regra geral, à venda no retalho e comércio por grosso. A versão standard deste equipamento, que labora até 140 embalagens por minuto, em produção máxima, custa cerca de 150 mil euros.

HPP – Sistema de Preservação por Alta Pressão

A maioria dos operadores da indústria alimentar aumenta a validade dos produtos através do sistema de pasteurização. O grande inconveniente destes sistemas é utilizarem temperaturas muito elevadas, gerando muitas vezes alterações organolépticas no produto final, sublinha o responsável de vendas da Multivácuo.

“Este sistema tem um tanque, onde entra uma cassete com as embalagens. O tanque é inundado com água a uma pressão de 6 mil bars, idêntico a 6 km de profundidade, pressão essa que mata as bactérias e micro-organismos presentes no produto. A grande inovação é que a Multivac desenvolveu um sistema HPP para embalagens modificadas, que faz a descompressão de forma faseada, para não danificar a embalagem. A vantagem é alargar a validade de produtos com atmosfera modificada, já por si elevada. Podemos estar falar de um aumento de 60% na validade, útil sobretudo para exportar produtos alimentares para geografias distantes”. Por exemplo, um sumo de laranja natural sujeito ao sistema HPP pode alcançar um mês de validade.

T600 – Termoseladora

O novo equipamento, que começa a ser comercializado em Junho, permite cadências de 40 a 50 embalagens por minuto, com injecção de gás. Em relação ao modelo anterior, a T600 destaca-se pelas reduzidas dimensões. Como ocupa pouco espaço nas fábricas, “são indicadas para empresas de média dimensão e para o mercado português, onde o preço por metro quadrado é muito elevado”.

Dotada de um dispensador de tabuleiros, da Carsoe, parceira da Multivac, que pode ser adaptado a várias medidas, a T600 está disponível a partir de 70 mil euros. Mais uma particularidade é ter o sistema de aquecimento de moldes fora das máquina, reduzindo de 25 minutos para cerca de 10 o tempo de paragem entre as mudanças de moldes.

No final da termoseladora, um sistema de raio x detecta eventuais contaminantes (a partir de 40 mil euros) e desvia as embalagens não conforme da linha.

MR822 – Controlador de peso com detector de metais

Este equipamento detecta metais e controla o peso dos produtos no final da linha. É fabricado pela Multivac, excepto o hardware da balança que resulta de uma parceria com a Bizerba. Dotada de design higiénico, uma das bandeiras de actuação da Multivac, a máquina ostenta linhas irregulares que facilitam a circulação da água nas lavagens, reduzindo as contaminações.

Rotuladoras – Caso o produto passe no teste dos metais e do peso, a embalagem recebe a etiqueta. Dois scanners, localizados estrategicamente na parte superior e inferior do equipamento, verificam se as etiquetas estão colocadas correctamente e desviam da linha as não conforme. Estes processos têm lugar sem intervenção humana.

R535 Linha de salsicha

Linha de salsicha totalmente automática: o produto é colocado de forma aleatória no tapete. O scanner visiona posição da salsicha para o robot saber onde apanhá-la, para a colocar dentro da termoformadora. Este sistema de visão permite ainda retirar de linha as salsichas fora de formato. A única parte manual do processo de embalamento é a colocação das salsichas no início da linha.

B510 Máquina de Campânula

Indicada para produtos de grande dimensão como, por exemplo, o chourição. Depois de embalado a vácuo, o produto segue para um tanque de retractilização. Este filme especial retráctil encolhe em contacto com elevadas temperaturas, melhorando a aparência da embalagem.

MR Rotuladora

Este equipamento labora sem paragens. Dotado de dois sistema de rotulagem – superior e inferior – permite não interromper a linha de produção entre paragens para substituição dos consumíveis. Indicado para grandes cadências e produções com vários turnos.

C800 Campânula

Para embalamento manual: sela produto a vácuo ou com atmosfera modificada. Lançada em Julho, a C800 vem colmatar uma lacuna na oferta da Multivácuo no noss País. “Em Portugal, ainda não tínhamos máquinas para embalar leitões inteiros no nosso portefólio”.

*A jornalista viajou a convite da Multivácuo

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *