Distribuição Homepage Newsletter

Economia portuguesa recua 3,9% no trimestre

Por a 15 de Maio de 2013 as 9:01

A economia portuguesa registou uma queda de 3,9% no primeiro trimestre de 2013 em relação a igual período do ano passado, segundo a primeira estimativa das contas nacionais trimestrais divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Esta queda do Produto Interno Bruto (PIB) revela uma aceleração da degradação da economia, já que no último trimestre de 2012 a economia tinha registado uma queda de 3,8% face aos últimos três meses de 2011.

Em termos de variação em cadeia, os dados mostram que a economia portuguesa recuou 0,3% face ao último trimestre do ano passado, quando no último trimestre do ano passado tinha recuado 1,8% face ao trimestre imediatamente anterior.

Zona Euro

Também a economia da zona euro voltou a encolher no primeiro trimestre deste ano, com o Produto Interno Bruto a cair 0,2% em relação aos três meses anteriores, segundo dados do Eurostat.

Entre os Estados-membros, Portugal registou uma queda do PIB de 0,3% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com os três meses anteriores, depois de uma descida de 1,8%.

A queda registada em Portugal foi apenas superada pelas verificadas na Grécia (-5,3%) e por Chipre (-4,1%).

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *