Distribuição Homepage Newsletter

Inflação em Portugal abranda para 1,7% em Abril

Por a 13 de Maio de 2013 as 11:30

A taxa de variação média da inflação dos últimos 12 meses fixou-se nos 1,7% em Abril, menos 0,3 pontos percentuais do que em Março, enquanto a inflação homóloga foi de 0,2%, segundo o INE.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), excluindo a energia e os bens alimentares não transformados (inflação subjacente), a taxa de variação média passou de 1% em Março para 0,8% em Abril.

No que se refere à taxa de variação média dos últimos 12 meses, as “principais reduções” ocorreram nas classes da habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis, com uma queda de 0,6 pontos percentuais, para 6,5%, e dos transportes com uma variação de 1%, face aos 1,7% no mês anterior.

O Instituto assinala, contudo, o “ligeiro aumento” da taxa de variação média dos últimos doze meses na classe do lazer, recreação e cultura, com mais 0,1 pontos percentuais, para 1,4% em Abril.

Em termos de variação homóloga, a queda de 0,3 pontos percentuais, para 0,2%, resultou da conjugação das contribuições negativas da classe dos transportes, vestuário e calçado, com as contribuições positivas dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis.

Quanto à evolução mensal do IPC, a taxa de variação situou-se nos 0%, “o que compara com a variação de 1,7% registada no mês anterior e de 0,3% no mês homólogo do ano anterior”, refere o INE, acrescentando que a classe do vestuário e calçado tiveram um contributo positivo, ao contrário dos transportes, cujo contributo foi negativo.

Em termos harmonizados, a variação média dos últimos 12 meses do IHPC passou de 2% em Março para 1,8% em Abril.

Segundo o INE, em Março de 2013 “esta taxa foi inferior em 0,3 pontos percentuais à observada para os países pertencentes à área do Euro” e em Abril, tendo como referência a estimativa do Eurostat para o conjunto daquela área, “a taxa de variação média do IHPC português deverá ser inferior em 0,4 pontos percentuais à observada para os países pertencentes” daquela zona.

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *