DIA avança 5,6% no trimestre
O grupo de distribuição DIA registou, entre Janeiro e Março, vendas brutas de 2.730 milhões de euros

Rita Gonçalves
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Takis lança Blue Heat em Portugal e reforça aposta em sabores ousados
Primeiro vinho do Douro da Casa Ermelinda Freitas eleito o melhor tinto no Citadelles Du Vin 2025
O grupo de distribuição DIA registou, entre Janeiro e Março, vendas brutas de 2.730 milhões de euros, mais 5,6% em relação a igual período do ano passado.
O resultado foi sobretudo impulsionado pelo desempenho da retalhista nos países emergentes, onde as vendas da dona do Minipreço cresceram 28,2%.
Em Espanha, as vendas brutas obtiveram um crescimento de 3% ascendendo a 1.205 milhões de euros, revela um comunicado da DIA, que não revela o resultado em Portugal.
Em Fevereiro deste ano, a DIA integrou a Schlecker, uma cadeia de lojas de produtos para o lar, beleza e saúde. “O primeiro trimestre constituiu um desafio. A integração da Schlecker foi concluída com sucesso e em tempo recorde, ao mesmo tempo que continuamos com o plano de reforçar o nosso posicionamento competitivo e melhorar as vendas. Em Espanha, é de destacar que num cenário de consumo muito complicado, a DIA continuou a aumentar a quota de mercado. Para 2013, apesar de um contexto europeu desafiante, estamos optimistas na nossa capacidade de continuar a crescer, concentrando os nossos esforços de investimento nas regiões-chave”, declara Ricardo Currás, CEO da DIA.
O lucro líquido ajustado ficou em 28 milhões de euros, 19% a mais que no mesmo período de 2012. O investimento da DIA no primeiro trimestre do ano foi de 70.300 milhões de euros (sem considerar aquisições), cerca de 61% deste investimento foi destinado ao mercado ibérico, um aumento de 14% comparativamente ao ano anterior. No final de Março, a DIA operava 6.997 lojas.
Em Abril de 2013, a DIA chegou a acordo para a venda do negócio na Turquia. As contas do primeiro trimestre são apresentadas com as actividades deste país suspensas.