Newsletter Opinião

Do it Yourself: sector com necessidades muito específicas, por João Fanha (Gateway)

Por a 23 de Abril de 2013 as 20:47

Foto de Sara Matos

Por João Fanha, director de marketing da Gateway Portugal

Na Gateway estamos conscientes que o sector de retalho DIY “Do It Yourself” é um dos que está no top dos furtos e quebras desconhecidas. Porquê? É um mercado composto por artigos de difícil protecção como ferramentas eléctricas, maquinaria e todo o tipo de utensílios para jardinagem e bricolage.

Para responder às necessidades tão específicas deste sector, temos alguns conselhos que visam ajudar os retalhistas a protegerem as lojas de bricolage, artigos de decoração e jardim, entre outros espaços comerciais que se revejam neste conceito DIY.

A tecnologia mais aconselhada para este tipo de lojas é, sem dúvida, a acústico-magnética, dada a forte componente metálica da maioria dos produtos que aqui encontramos – falamos de todo o tipo de ferramentas. E visto as soluções para uma “protecção Brico” serem tão específicas, não podem ou devem ser simplesmente adaptadas de outros produtos.

Mesmo a banal aplicação de etiquetas adesivas – método de protecção convencional para tantos artigos – não é funcional para ferramentas eléctricas, maquinaria nem um vasto conjunto de equipamentos para o mercado da construção.

Por isso mesmo, desenvolvemos artigos à medida para uma protecção eficaz, tais como os GateLocks de aplicação possível em vários artigos de bricolage – como, por exemplo, malas de berbequins; artigos com pega manual; entre outros, à venda nestas lojas -, em alternativa às tags com cabo de aço, até porque apresentam um maior nível de segurança.

Outra solução são os Safers – aqui indicados para protecção de pilhas, conjuntos de brocas caras e para algumas ferramentas de menor dimensão. Já, por exemplo, para rebarbadoras e outros artigos com cabo eléctrico as Cable Tag são ideais.

Mas, não apenas as máquinas e ferragens são alvo de uma protecção à medida. Artigos expostos em blisters podem agora contar com um merchandising seguro com as Blister Tag, assim como algumas latas de tinta, entre outros artigos do género, já podem permanecer em prateleiras de fácil acesso, mas de difícil furto, com as Mega Tag. Para as embalagens de maior dimensão, as GateSpiders oferecem a protecção ideal. Os POD Displays são outras das soluções que podem ser aplicadas em algumas máquinas de pequeno porte que os retalhistas queiram ter em DEMO, como berbequins ou aparafusadoras.

Mas, além destas soluções de segurança EAS, o sector DIY pode ainda contar com  sistemas de CCTV (videovigilância), que são transversais a todos os mercados e que contribuem para um espaço que respira segurança: facilitam a vida ao staff – nomeadamente aos seguranças de loja -, por assegurarem uma acção imediata de controlo ao possível autor do furto e por controlarem quem entra e sai da loja, transmitindo inclusive também um maior nível de segurança aos visitantes destes espaços.

Outra vantagem prende-se com o facto de os sistemas CCTV, quando integrados com o POS, permitirem aos gestores controlar uma série de regras específicas do negócio, relativas às transacções, como sejam anulações, devoluções ou descontos. Controlam inclusive as operações no checkout, para certificação que artigo vendido confere com o talão da caixa.

Efectivamente, hoje o sector DYI tem à sua disposição um leque de soluções customizadas que protegem e alavancam o seu negócio.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *