Distribuição Homepage Newsletter

Transportadoras deixam em Espanha €200 ME de impostos

Por a 19 de Abril de 2013 as 11:47

As empresas nacionais de transporte de mercadorias estão a pagar anualmente, em Espanha, 200 milhões de euros em impostos pelo abastecimento de combustíveis, verba que podia ficar em Portugal se os preços baixassem, afirmaram hoje os empresários.

“Não faz sentido que os transportadores portugueses coloquem combustível em Espanha quando podíamos reactivar o movimento de combustível em Portugal, sobretudo na fronteira. Devido à diferença de preços, são 200 milhões de euros em impostos que podiam ficar cá e que originavam mais transportes para as nossas empresas do sector”, explicou à agência Lusa o presidente da Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas.

Segundo Artur Mota, a diferença de preços nos combustíveis entre os dois países foi um dos quatro problemas de competitividade identificados por aquela associação numa reunião realizada hoje em Vila Nova de Famalicão, em que estiveram representadas uma centena de empresas de transporte rodoviário nacional e internacional de mercadorias.

Entre as reivindicações dos transportadores, além de mexidas no preço dos combustíveis em Portugal, contam-se ainda os custos acrescidos que estas empresas estão a enfrentar desde a introdução de portagens nas antigas Scut ou necessidade de uma legislação laboral específica para o sector dos transportes.

Estas empresas de transporte reclamam ainda a criação pelo Governo de um observatório de preços para o sector, de forma a regular os valores praticados neste mercado.

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *