Distribuição Homepage Newsletter

Distribuição Moderna impugna taxa de segurança alimentar

Por a 16 de Abril de 2013 as 10:25

A maioria dos operadores da moderna distribuição em Portugal interpuseram processos administrativos de impugnação para contestar nos tribunais a nova taxa de segurança alimentar, revelou ao jornal Público uma “fonte do sector”.

A taxa, que incide sobre as lojas com mais de dois mil metros quadrados, assim como sobre as unidades integradas em empresas com uma área de venda total superior a seis mil metros quadrados, foi fixada em 4,08 euros e 7 euros (respectivamente) por metro quadrado de área de venda.

O prazo para o pagamento da Taxa referente a 2012, implementada em Julho, expirou em Fevereiro, e só foi paga até agora 29% da verba. Ou seja, dos 6,9 milhões de euros que deviam ter sido pagos, a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) conseguiu cobrar dois milhões.

Os distribuidores consideram a taxa “inconstitucional e discriminatória”, como já fez saber a APED, Associação que defende os interesses dos operadores da moderna distribuição.

Além dos 4,9 milhões de euros em dívida, os distribuidores terão de desembolsar mais 12 milhões relativos a 2013, segundo a mesma fonte.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *