Distribuição Homepage Newsletter

Ministério da Agricultura “já está a trabalhar com banca”

Por a 12 de Abril de 2013 as 23:23

Assunção Cristas, ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente, do Ordenamento e do Território

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, concorda com a intenção de o primeiro-ministro actuar junto da banca para reanimar o crédito à economia, uma situação que o seu ministério já está a trabalhar “há algum tempo”.

Assunção Cristas, que visitava a Feira Alimentaria & Horexpo 2013 na FIL, Lisboa, afirmou que “é extraordinariamente importante” que a banca continue a financiar a economia e que no Ministério da Agricultura já se está a trabalhar nesta matéria desde Dezembro passado.

Nessa altura, o ministério fez um protocolo “com os oito maiores bancos a operar em Portugal em que ficaram alocados 1,5 mil milhões de euros em linhas de crédito para apoiar projectos já contratualizados com os fundos comunitários”.

A ministra da Agricultura sublinhou ainda que hoje “a banca nacional está muito mais desperta para o sector (agro-alimentar) porque olha para os seus números e vê que no ano passado foi o único sector que cresceu”.

Para Assunção Cristas, “o dinheiro é sempre um aspecto crítico”, mas considera que “a banca está muito empenhada em olhar para este sector e da parte do Estado todos os fundos têm sido mobilizados”.

O primeiro-ministro afirmou no sábado que o Estado vai actuar para que a banca reanime o crédito à economia, depois de assinalar o apoio à recapitalização de alguns bancos e os meios dados à Caixa Geral de Depósitos.

“O Estado – que, de resto, suportou a recapitalização de alguns bancos privados e que dotou a Caixa Geral de Depósitos dos meios necessários, de rácios de capital necessários para exercer esse papel – não deixará de activamente, junto dessas instituições, garantir que tudo o que elas podem fazer para reanimar o crédito à economia seja feito”, declarou Pedro Passos Coelho aos jornalistas, no final de uma reunião do Conselho Nacional do PSD, em Lisboa.

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *