Distribuição Homepage Newsletter

Inflação abranda para 2% em Março

Por a 10 de Abril de 2013 as 15:38

A taxa de variação média da inflação dos últimos 12 meses fixou-se nos 2% em Março, menos 0,2 pontos percentuais do que em Fevereiro, enquanto a inflação homóloga foi de 0,5%.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), excluindo a energia e os bens alimentares não transformados (inflação subjacente), a taxa de variação média passou de 1,1% em Fevereiro para 1% em Março.

Segundo o INE, no que se refere à taxa de variação média dos últimos 12 meses, as “principais reduções” ocorreram nas classes da habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis e dos transportes, ambas com -0,6 pontos percentuais para 7,1% e 1,7%, respectivamente, e da saúde, em -0,4 pontos percentuais, -1,2%.

O Instituto assinala, contudo, o “ligeiro aumento” da taxa de variação média dos últimos doze meses na classe do lazer, recreação e cultura, com mais 0,1 pontos percentuais, para 1,3% em Março.

Em termos de variação homóloga, o aumento de 0,5 pontos percentuais, para 0,5%, resultou da conjugação das contribuições negativas da classe dos transportes, vestuário e calçado, com as contribuições positivas dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis.

Com Lusa

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *