Distribuição Homepage Newsletter

Exportações de bens caem 4,4% em Fevereiro

Por a 9 de Abril de 2013 as 14:36

As exportações de bens caíram 4,4% em Fevereiro, face ao mês anterior, devido sobretudo a uma queda nas vendas de Portugal para países da União Europeia, generalizada em quase todos os produtos, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE).

As estatísticas do comércio internacional dão conta que as importações registaram também um decréscimo de 1,2%, “quase exclusivamente devido à redução registada no comércio Intra-UE, nomeadamente nas máquinas e aparelhos”.

Dentro da UE, as exportações diminuíram 2,5% face ao mês homólogo de 2012, em especial “devido à evolução registada nos veículos e outros materiais de transporte (nomeadamente nos automóveis de passageiros, nos veículos automóveis para transporte de mercadorias e nas partes e acessórios dos veículos automóveis).

Fora da UE, as exportações para países terceiros diminuíram 2,8% face a Fevereiro, em resultado do decréscimo registado principalmente nos combustíveis minerais.

Em termos trimestrais, no entanto, de acordo com o instituto, as exportações aumentaram 0,8% no trimestre terminado em Fevereiro, face ao período homólogo, tendo-se verificado “uma redução do défice da balança comercial no montante de 931 milhões de euros”.

As importações de bens, por sua vez, diminuíram 6,1% no trimestre terminado em Fevereiro de 2013.

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *