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China é prioridade para calçado nacional

Por a 9 de Abril de 2013 as 12:31

Doze empresas portuguesas de calçado participam numa feira internacional que abriu hoje portas em Xangai, na maior representação do género enviada à China.

“A China é o mercado que mais cresce. Nos últimos três anos, as nossas exportações duplicaram”, disse à agência Lusa o director comercial da Associação Portuguesa de Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Sucedâneos (APICCAPS), Pedro Silva. “É um mercado prioritário”.

Embora a China seja o maior fabricante mundial de calçado, Pedro Silva realça que a indústria portuguesa do sector conseguiu “organizar-se tecnologicamente” e é hoje “uma das mais desenvolvidas do mundo”.

“Temos um bom produto, com preços competitivos, e, quanto à qualidade, estamos no mesmo nicho dos italianos”.

Trata-se de um “produto” destinado às classes com maior poder de compra, mas isso também não preocupa Pedro Silva: “Uma pequena percentagem, na China, representa milhões”.

A nova classe média chinesa representará cerca de 250 milhões de pessoas, correspondendo a 18% da população do país.

Arcopedico, Bnop, Fly London, In the Pink/Fidji, Marisport, Perlato, See2Bee, Softwalk, Sónia Patrício, Storm/Kayak, Tentoes/J.Reinaldo e Walkys, são as empresas portuguesas representadas no “Micam Xangai 2013”, certame organizado pela Feira de Milão e a Associação Italiana de Fabricantes de Calçado.

A feira, que decorre até à próxima quinta-feira, coincide com um bom momento das relações comerciais luso-chinesas.

Em 2012, as exportações portuguesas para a China aumentaram 30%, atingindo o valor recorde de 1.128 milhões de euros.

 

Com Lusa

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