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As vantagens do sistema de contagem de pessoas, por Iván Baquero (Checkpoint)

Por a 5 de Abril de 2013 as 9:33

Iván Baquero, Sales Director and Marketing Key Accounts da Checkpoint Systems Iberia

Por Iván Baquero, Sales Director and Marketing Key Accounts da Checkpoint Systems Iberia

  • O caso de sucesso da Yves Rocher Itália
  • A cadeia de cuidados de beleza implementou uma solução de contagem de pessoas para melhorar a eficiência nas suas lojas físicas

Quem entra numa loja de cuidados de beleza da Yves Rocher, sabe exactamente o que vai encontrar: estilo, estética e uma agradável experiência de cliente. Com o intuito de continuar a proporcionar este tipo de ambiente, o retalhista precisa ser o mais eficaz possível, perder o mínimo de tempo e energia em tarefas que retiram eficiência às suas lojas.

A Yves Rocher, contudo, apercebeu-se que uma parte das suas operações de loja, em Itália, estava abaixo dos níveis óptimos: o sistema de contagem de pessoas.

As lojas precisavam de uma solução que os ajudasse a saber que percentagem de visitantes podia chegar a converter-se em compradores, e o sistema com que contavam não proporcionava uma informação fiável e precisa, visto que era gerido directamente pelo pessoal da loja, sendo objecto de manipulação por parte de ditos empregados.

Assim, a Yves Rocher, recorreu à Checkpoint Systems e à solução de contagem de visitantes CheckCount. Pouco depois do início da utilização do sistema, a Yves Rocher começou a ter informações muito mais pontuais e precisas sobre o número de visitantes por hora, permitindo-lhe assim determinar mais facilmente as taxas de conversão visitante – cliente.

Também eliminou a necessidade de gerir o armazém ao envolver-se directamente no processo de supervisão, reduzindo drasticamente as possibilidades de manipulação de dados e proporcionando relatórios detalhados e personalizados em tempo real, todos os dias.

Além do mais, o CheckCount demonstrou ser uma ferramenta importante para o pessoal, já que proporcionou aos encarregados das lojas informação mais precisa sobre os padrões de visita nas lojas ao longo de um dia ou semana. Como resultado, os retalhistas puderam dotar-se de pessoal mais eficaz, o que era fundamental sobretudo em lojas que ficam abertas em horários alargados nos centros comerciais.

A solução da Checkpoint inclui uma câmara infravermelha (InfraRed – IR) com um sistema global para o registo de Mobile Communications (GSM).

O “feedback” desta cadeia de cuidados de beleza foi o de uma solução escolhida com base na exactidão e detalhe dos relatórios que a mesma consegue produzir. Simultaneamente, os resultados obtidos foram de maior rentabilidade e organização que uma plataforma totalmente “user friendly” proporciona.

Assim, a Yves Rocher Itália e o seu caso são prova contundente da necessidade de sistemas de gestão melhorados nas lojas, ao mesmo tempo que revela a sensibilidade que cada vez mais retalhistas apresentam face às necessidades de adoptar soluções mais rentáveis e precisas nos seus estabelecimentos

Neste sentido, o CheckCount é uma das tecnologias ao serviço dos retalhistas que mais casos de sucesso tem revelado e mais adeptos tem conseguido, ao permitir facilmente perceber e compreender as taxas de conversão dentro das lojas e ajudar no delinear de estratégias de melhorias dentro das mesmas.

 

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